menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

29 dos 33 vereadores de Campinas são candidatos à reeleição

Dentro do grupo que vai buscar voltar à Câmara, há vereadores que estão no Legislativo há mais de 20 anos

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

09h03 - 10/08/2020

Atualizado há 2 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Vinte e nove dos 33 vereadores de Campinas são candidatos à reeleição nas eleições deste ano. Apenas um, Antônio Flôres desistirá da carreira política. Três deles, André Von Zuben (Cidadania), Pedro Tourinho (PT) e Tenente Santini (PP), serão candidatos a prefeito. O petista e Von Zuben já estão confrmados na corrida para disputar a principal cadeira do Palácio dos Jequitibás. Santini não bateu o martelo sobre a candidatura. Santini disse que vai esperar até o dia 16 de setembro, último dia das convenções partidárias para as eleições deste ano. Caso a candidatura de Santini ao Executivo não se concretize, ele não vai concorrer a uma cadeira no Legislativo. Historicamente a Câmara reelege 60% dos seus vereadores.

Do grupo dos 29 veradores que vão se submeter às urnas novamente, um deles está há 24 anos como parlamentar. Três vêm sendo reeleitos há 20 anos. Outros quatro estão há 16 como vereadores. Outros três estão há 12 anos exercendo a vereança. Onze estão no segundo mandato e a mesma quantidade está no primeiro mandato.

O vereador com o maior número de mandatos é Aurélio Cláudio (PDT). Ele exerce o 6º mandato na Casa de Leis. Em seguida, vem Antônio Flores (PSB), Campos Filho (PODE) e Luiz Yabiku (PSB), que estão no 5º mandato. Cidão Santos (PSL), Jorge Schneider (PL), Luiz Rossini (PV) e Zé Carlos (PSB) estão no quarta mandato.

Outros três – Luiz Cirilo (PSDB), Professor Alberto (PL) e Vinicius Gratti (PP) – estão no terceiro mandato.

Para o professor de Ciência Política da PUC-Campinas, Vitor Barlleta Machado, a especificidade do cargo de vereador o aproxima naturalmente do eleitor. “Geralmente eles representam regiões e grupos. Com isso, os vereadores acabam focando o mandato para representar os eleitores que têm identificação com eles”, explicou o professor.

Além disso, ele avalia que o fato de as pessoas terem demandas específicas, como por exemplo, os pedidos de serviços de manutenção nos bairros. “As pessoas têm demandas bem específicas e o parlamentar que capitaneia essas obras acaba sendo lembrado numa eleição”, disse Machado.

O papel principal do parlamentar é fiscalizar o Executivo. Contudo, nos primeiros meses do mandato do novo prefeito é feito uma composição política em que se forma uma maioria em apoio à nova gestão.

Campos Filho disse que está á disposição do partido para ser candidato a vereador ou a vice dentro de uma futura coligação. Quanto às reeleições consecutivas, o parlamentar afirmou que resultado do “equilíbrio e trabalho independente, quando votei pelo afastamentodo prefeito Jonas Donizette (PSB) na Processante. Há uma identidade das pessoas pelo trabalho”, disse ele.

Schneider, que figura entre os mais longevos em número de mandatos, disse que sempre ouviu a comunidade. Segundo ele, buscar soluções para os problemas é a sua missão.

Despedida

Depois de cinco mandatos, Antônio Flores decidiu pendurar as chuteiras. “Já dei minha parte para a cidade”.

Eleições

O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro. Já o segundo turno vai ocorrer no dia 29 do mesmo mês.

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
  • MARIA DO ROSÁRIO MARQUES disse:

    0 POVO QUE É SEM VERGONHA DE REELEGER ESTES CALHAS QUE NADA FAZEM LÁ DEVERIA VOTAR EM NOVOS CANDIDATOS POIS CHEGA DE TANTOS ANOS NADA FAZ … TUDO QUE FAZEM É VOTAR CONTRA OS ROUBOS DO OURO VERDE E FALCATRUAS DO PREFEITO E AUMENTAR O I P T U MAIS O POVO QUE É CULPADO ELES ESTÃO TODOS RICOS E NADA FAZEM MAIS O POVO GOSTA …. ENTÃO VAI VOTANDO EM CANALHAS CAMPINAS ESTÁ UM LIXO E VAI VOLTA R OS MESMO DE NOVO MEU DEUS ….. VOTA EM QUEM NUNCA FOI ELEITO VAMOS TENTAR MELHORAR AS COISAS DEIXA OUTROS TENTAR MUDAR EU ACHO ISSO ….MAIS QUER OS MESMOS CORRUPTOS ….GENTE TOMA VERGONHA E NÃO VOTA NOS MESMO QUE ESTÁ LÁ TODOS 20 ANO CADA COISA EU ACHO ISSO

  • Valter disse:

    Não terao meu voto com certeza.

publicidade
publicidade
publicidade