menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Americana monitora primeira suspeita de coronavírus

Uma criança, que viajou para China e passa bem está em isolamento domiciliar. Em Paulínia, enfermeira, de 30 anos, é o segundo caso suspeito na cidade

Band Mais, Band Mais

17h27 - 31/01/2020

Atualizado há 3 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A cidade de Americana monitora um caso suspeito de coronavírus no município. Trata-se de uma criança que retornou da China. Ela passa bem e segue em isolamento domiciliar aguardando exames.

Já Paulínia monitora o segundo casos suspeito de coronavírus na cidade. Trata-se da enfermeira, de 30 anos, que atendeu o primeiro suspeito registrado no município. Apesar do atendimento ter sido realizado em Campinas, no hospital Madre Theodora, a mulher também é de Paulínia.

Segundo informações da Saúde do município, ela passa bem, assim como o primeiro suspeito, mas vai ficar em isolamento domiciliar e aguarda exames.

Ontem, ela atendeu uma vítima é um homem de 45 anos e esse é o primeiro caso notificado no interior do Estado de São Paulo. No total, são sete casos (dois adultos e uma criança) no Estado de São Paulo, sendo quatro na capital, um em Paulínia, um em Americana e um em Santo André. A segunda suspeita, de Paulínia, ainda não está computada nas estatísticas do Governo.

Todos os pacientes passam bem e estão isolados em casa.

Monitoramento

Os exames estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Nesta quinta-feira (30/01), foi descartado o caso da menina de 4 anos, já que os resultados dos exames apresentaram positividade para Influenza (gripe).

Até o momento, não há caso confirmado de coronavírus nem em São Paulo, nem no Brasil. Ainda assim, de modo geral, é importante seguir os mesmos cuidados previstos na “etiqueta respiratória” adotada com relação à gripe: cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado (confira abaixo outras recomendações).

É fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se a pessoa apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus (consulte os sites indicados ao final do texto, contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.

Dicas de prevenção:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

relacionadas

publicidade
publicidade
publicidade