menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

foto: divulgação

Notícias

Butantan retoma projeto itinerante para mapear variantes da Covid em Bauru

Já são mais de 15 mil amostras testadas

Band Paulista

08h05 - 14/01/2022

Atualizado há 10 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Na segunda-feira (17), o laboratório itinerante do Instituto Butantan retoma as operações, agora no município de Bauru-SP. O container ficará na praça Rui Barbosa, no Centro da cidade, e o objetivo é mapear e sequenciar o vírus SARS-CoV-2, identificando as variantes que circulam no município e adjacências, além de acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19.

Neste período, mais 11 municípios serão mapeados, sendo eles Agudos, Avaré, Barra Bonita, Brotas, Cerqueira Cesar, Igaraçu do Tietê, Jaú, Pederneiras e Promissão, além das cidades de Marília e Araçatuba. As amostras serão coletadas em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhadas ao laboratório itinerante.

Com as análises realizadas dentro do LAB Móvel é possível obter o resultado em até 24 horas (a partir do momento em que as amostras chegam ao contêiner) e, em seguida, inicia-se o sequenciamento, que pode durar de três a 12 dias, dependendo da variante encontrada. Fora do contêiner, todo esse processo pode durar de 10 a 12 dias.

Os moradores das cidades que irão receber o LAB Móvel poderão acompanhar os trabalhos dos pesquisadores de perto. Isso porque a estrutura do veículo, de mais de 12 metros de comprimento e quase 3 metros de altura, conta com uma parte de vidro que permite a observação dos procedimentos realizados pelos cientistas.

O veículo, equipado com alta tecnologia, possui três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento de amostras, entre outros. O investimento total foi de R$ 3 milhões.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade