menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

imagem: cedida

Notícias

Prefeitura de Bauru orienta população sobre atendimentos na área da saúde

As mudanças foram feitas para atender a demanda

Band Paulista

18h00 - 06/07/2021

Atualizado há 27 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A prefeitura de Bauru reforçou, nesta terça-feira (6), a orientação sobre como e onde a população deve procurar os atendimentos de saúde. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) devem ser procurados para casos que são classificados como vermelho, amarelo e verde, enquanto os casos classificados como azul devem ir para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As mudanças foram feitas para adequação em época de pandemia (foto: cedida)

Os atendimentos vermelhos são aqueles de atendimento imediato, enquanto os amarelos devem ser atendidos em até uma hora, e serão direcionados para as UPAs. Entre os casos, estão infartos, AVCs, traumas graves, entre outros que precisam de atendimento rápido, e que são classificados com prioridade nas unidades.

Já os atendimentos verdes são classificados como de prioridade não urgente, onde entram os casos de dores agudas, como dores abdominais fortes, vômitos ou diarreia persistentes, entre outros. Por fim, os atendimentos de cor azul são aqueles considerados de baixa complexidade, e que devem ser direcionados para as UBSs. Na unidade básica, a pessoa receberá atendimento médico conforme a disponibilidade de agendamento da UBS, pois muitas vezes são doenças crônicas que demandarão acompanhamento contínuo, o que é atribuição da rede básica.

NA PANDEMIA

Com a pandemia de Covid-19, o Pronto Socorro Central (PSC) e a UPA Geisel/Redentor estão com ‘porta fechada’ para casos graves de Covid-19, atendendo a pacientes que chegam de ambulância ou Samu. A UPA Geisel/Redentor também possui atendimento de urgência pediátrico, em espaço separado.

As UPAs Bela Vista, Ipiranga e Mary Dota atendem aos demais casos de urgência e emergência para adultos, com exceção de casos de síndrome gripal. A UPA Bela Vista realiza ainda o atendimento pediátrico de urgência, e a UPA Ipiranga os casos de urgência de psiquiatria.

Já os casos leves e moderados de síndrome respiratória devem ir para as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota, incluindo os casos confirmados ou suspeitos de Covid-19. Os demais atendimentos que não são considerados de urgência e emergência, de outras especialidades, devem ir para as outras UBSs.

ONDE PROCURAR

UPAs Bela Vista, Ipiranga e Mary Dota – casos de urgência e emergência adulto, 24 horas

UPAs Bela Vista e Geisel/Redentor – casos de urgência e emergência pediátrico, 24 horas

UBS Geisel – casos respiratórios, incluindo suspeitos ou confirmados de Covid-19, todos os dias, das 7h até meia-noite

UBS Vila Falcão – casos respiratórios, incluindo suspeitos ou confirmados de Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

UBS Mary Dota – casos respiratórios, incluindo suspeitos ou confirmados de Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Demais UBSs – casos não considerados de urgência e emergência, acompanhamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, acompanhamento de pré-natal.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade