Foto: Divulgação/ Presidência da República/Alan Santos
Bolsonaro demite irmão de Santini por ter utilizado avião da FAB
Político é irmão do vereador de Campinas, Tenente Santini (PSD)
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (28/01) que vai tirar Vicente Santini do cargo de secretário-executivo da Casa Civil. O presidente ficou irritado porque ele, que é o número dois da pasta, viajou à Índia em uma aeronave da FAB (Força Brasileira). Vicente é irmão do vereador de Campinas, Tenente Santini (PSD). O presidente não gostou devido ao custo.
O anúncio da destituição de Santini fo cargo foi feita durante entrevista na chegada ao Palácio da Alvorada, após retornar da viagem oficial que Bolsonaro fez à Índia. As informações são do site G1.
Vicente Santini viajou no voo da FAB como ministro em exercício porque o titular da pasta, Onyx Lorenzoni, está em férias. Para Bolsonaro, Santini deveria ter utilizado voo comercial, a exemplo de outros ministros como Bento Albuquerque (Minas e Energia), e Tereza Cristina (Agricultura)
“Questão do avião da Força Aérea. Inadmissível o que aconteceu. Já está destituído da função de [secretário] executivo do Onyx. Decidido por mim. Tá, vou conversar com o Onyx, ver quais outras medidas podem ser tomadas contra ele. É inadmissível o que aconteceu. Ponto final”, disse Bolsonaro.
Na noite de ontem (27/01), a Casa Civil divulgou a seguinte nota:”Em relação à utilização de aeronave da FAB pelo secretário-executivo (e ministro interino) José Vicente Santini, a solicitação seguiu os critérios definidos na legislação vigente.”
O Blog não conseguiu localizar Vicente Santini para comentar o fato.
Por um erro de digitação, estava escrito que Nelson Santini e não Vicente Santini estava no voo. A correção foi feita às 18h45 desta terça-feira.
Devia além de demitir cobrar os custos da viagem, senão não tem validade alguma