menu 25-anos
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Brasil é o 4º país em número de casos de diabetes

14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes

Band Mais

07h00 - 14/11/2019

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que o Brasil é o quarto país que mais tem registros de diabetes no mundo. São mais de 13 milhões de casos.

As deficiências na produção de insulina tem efeitos devastadores pelo corpo, e um dos principais pode ser percebido nos pés.

O fisioterapeuta e diretor da Andbem Ortopedia, José Marcelo Carvalho, alerta que a falta de cuidado pode piorar ainda mais a situação: a cada 20 segundos um brasileiro perde um membro inferior – ano passado, era a cada 30 segundos.

O médico explica que as principais causas de amputações estão relacionadas à falta de cuidados, de tratamento e diagnóstico incorretos e falta de conhecimento dos profissionais da saúde para lidar com este problema.

“Este dado mostra que o problema vem aumentando de forma exponencial no Brasil, que gasta cerca de US$ 264 milhões em admissões hospitalares e outros US$ 128 milhões com amputações”, afirma.

Quando a pessoa tem diabetes, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto –  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

“A diabetes e seus efeitos podem ser evitadas, desde que sejam adotados hábitos saudáveis no dia a dia, como uma alimentação adequada e a prática de atividade física”.

publicidade
publicidade
publicidade