menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Divulgação BRT

Notícias

BRT inicia treinamento de profissionais em Sorocaba

Em Sorocaba, são 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada

Band Mais

11h34 - 03/08/2020

Atualizado há 5 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Concessionária BRT Sorocaba deu início ao treinamento dos profissionais que estarão trabalhando na primeira fase de operação parcial do eixo norte-sul do sistema BRT (Bus Rapid Transit). Motoristas, agentes de bordo e técnicos de gestão do transporte já estão recebendo treinamento das novas atividades e passam por imersão com os veículos, os sistemas e as novas tecnologias.

O trecho que deverá ser ativado em breve terá 43 novos ônibus, sendo 29 tipo padron com 12,5 metros e 14 superarticulados com 23 metros. A frota circulará no Corredor Itavuvu, Corredor Sul, parte da Área Central, Corredor General Osório e Terminal Vitória Régia.

O instrutor de treinamento, Márcio Constantino, destaca que o grande desafio é a quantidade de novidades tecnológicas, pois os veículos conhecidos eram mais simples. “Primeiro realizamos o treinamento em sala de aula para aprender em detalhes tudo que compõe o sistema BRT. Depois, vamos para a prática com os veículos. O embarque em nível é bem peculiar e diferente (lado esquerdo) do que era conhecido até então, isso porque, todos estavam acostumados somente com o embarque pelo lado direito”, afirma.

Segundo Manoel Ferreira, Diretor de Operações do BRT, estes profissionais estarão dedicados ao atendimento de passageiros em horários que vão das 4 horas da manhã à meia-noite. A equipe está em um ritmo intenso de estudo de toda operação. Temos muita tecnologia envolvida e são muitos dados. O sistema BRT é muito além de veículos e corredores, é preciso entendimento de todo aparato que teremos disponível. Esse início da operação parcial de testes será primordial para quando tivermos a totalidade do sistema ativado, e uma novidade, é que a partir de quarta-feira (05/08) intensificaremos os treinos práticos no trânsito. Em paralelo, seguimos com a implantação nos demais corredores. A operação iniciará com testes e por etapas ao final das obras de cada corredor”, explica.

Todos os veículos são Mercedes-Benz, possuem maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito, tomadas USB, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos. A nova operação será controlada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e monitorada por GPS.

Em Sorocaba, são  28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias