menu 25-anos
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Câmara vai debater o fim do voto simbólico

Voto passaria a ser nominal

Blog da Rose

17h29 - 08/11/2019

Compartilhe whatsapp facebook linkedin



A Câmara de Vereadores de Campinas vai debater na próxima terça-feira (12/11), às 19h, debate para discutir o projeto que põe fim às votações simbólicas na Casa Legislativa.

A proposta, de autoria da vereadora Mariana Conti (Psol), obriga voto nominal dos vereadores com registro no painel eletrônico para todas as matérias. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Legalidade e agora depende da Presidência para ir à votação.  

 Segundo a vereadora Mariana Conti, decisões importantes sobre a cidade e que afetam diretamente a vida de todos os campineiros são definidas através de um verdadeiro voto secreto. “Para quem está acompanhando as discussões muitas vezes mal dá pra entender o que está sendo votado e ver como cada parlamentar se posicionou. Essa forma de votação prejudica a transparência do debate público e favorece os vereadores que não querem prestar contas de suas posições. Mesmo depois de a Câmara instalar um sistema de votação e painéis eletrônicos que possibilitariam computar os votos nominais sem nenhum transtorno adicional”, disse ela.

Pelas votações simbólicas, o vereador “permanece como está” e o projeto é aprovado sem que o parlamentar tenha que expressar em palavras o seu voto.

A vereadora fez uma parceria com a ONG “Minha Campinas” para impulsionar uma campanha pública sobre a mudança da modalidade do voto do parlamentar.

De acordo com a assessoria de imprensa da vereadora, até outubro a Presidência da Câmara teria recebido 460 e-mails pedindo a colocação do projeto na pauta de votação.



0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade