Notícias
Campinas é a segunda no estado na criação de empregos
Setor recuperou capacidade de gerar empregos após crise
Campinas ficou em segundo lugar na criação de empregos no Estado de São Paulo, em 2019, no setor varejista. A cidade criou 2.427 vagas em supermercados. A Grande São Paulo foi a recordista com 4.823 vagas geradas. Em terceiro lugar, ficou Sorocaba com 1,2 mil vagas. A última cidade foi beneficiada com a implantação de novas lojas de grande porte. No Brasil, foram criadas 57,7 mil vagas, sendo que o Estado de São liderou a criação de empregos com 6,6 mil novas oportunidades de trabalho.
De acordo com a APAS ( Associação Paulista de Supermercado ), em dezembro, o varejo alimentar paulista obteve o melhor resultado dos últimos 5 anos. O setor supermercadista estadual fechou 2019 com 12,8 mil empregos formais criados, o número é 150% maior que 2018 quando registrou 5,1 mil. O estado de São Paulo corresponde a 27% do faturamento do setor no Brasil (R$ 98 bi). Entre os canais, os hipermercados, supermercados tiveram saldo positivo com um resultado acima dos últimos 2 anos. Já os minimercados registraram o melhor resultado em 10 anos. Já para os atacados e atacarejos o total foi negativo e o maior desde 2012.

Salário
A APAS analisou também o valor médio dos salários em todo estado. A Grande SP ficou em primeiro lugar com R$ 16 mil, seguido da Baixada Santista e Ribeirão Preto. Entre as cidades, a capital gerou 3.499 postos, seguida das cidades de Sorocaba com 665 e Campinas com 652. Atualmente o setor varejista alimentar emprega 548,1 mil pessoas em todo estado.
0 Comentário
publicidade
publicidade