menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Prefeitura de Sorocaba

Notícias

Ação educativa orienta população sobre uso consciente da água em Sorocaba

O Saae/Sorocaba recebeu 49 denúncias de desperdício

Band Mais

10h00 - 24/07/2021

Atualizado há 1 mês

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba vem desenvolvendo um trabalho de orientação sobre o uso consciente da água, abrangendo a cidade como um todo. A ação consiste em visitas nas portas das residências, com a abordagem aos munícipes sobre possíveis situações de desperdício. Devido ao índice pluviométrico dos primeiros meses de 2021 ficar abaixo da média histórica e à chegada do período de estiagem, foi intensificado o trabalho de interação com a população. Em 2021, de janeiro a julho, o Saae/Sorocaba recebeu 49 denúncias de desperdício de água, incluindo, sobretudo, casos de lavagem de calçada e de carro com mangueira.

“Grande parte dos usuários já demonstra conscientização quanto ao uso da água, porém, mesmo nos dias de hoje, ainda existem pessoas que continuam mantendo hábitos equivocados. O que chama a atenção e gera, inclusive, a reclamação de vizinhos, é a utilização de mangueiras para lavagem de calçadas, sendo uma das principais ocorrências que chegam até a nossa autarquia”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Os agentes de Educação Ambiental da autarquia fazem a visita às residências, entregando aos munícipes um folheto educativo. “A equipe aproveita para percorrer o bairro e, se um flagrante de desperdício acontece, a abordagem também é feita. Trata-se de uma conversa franca e amistosa, com o intuito de orientação e conscientização”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

O material distribuído apresenta dicas de economia de água, tais como jamais deixar a torneira aberta o tempo todo, enquanto realiza atividades, como escovar os dentes, fazer a barba e lavar pratos e talheres; procurar acumular uma quantidade considerável de roupas para realizar a lavagem na máquina e não fazê-la todos os dias; tomar banhos breves; corrigir situações de torneiras pingando; manter a válvula de descarga do vaso sanitário regulada, entre outras orientações.

A autarquia costuma receber essas informações via seus canais de comunicação, que incluem os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224-5800, além do atendimento pelo WhatsApp (15) 98158-0356 e endereço eletrônico: fale@saaesorocaba.sp.gov.br.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade