menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Audiência dá o pontapé para a licitação milionária dos ônibus

09h06 - 21/11/2021

Atualizado há 2 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Prefeitura de Campinas dá o pontapé no novo edital para a licitação biolionária do transporte público da cidade com a audiência pública marcada para hoje (22/11), das 10h às 12h, no Salão Vermelho, no Paço Municipal. Entre os temas que serão abordados estão os lotes da nova concessão, investimentos necessários e tempo de concessão. Até o ano passado, a previsão era de que a concorrência pública neste setor iria exigir investimentos de R$ 7 bilhões.

A licitação do transporte já foi cancelada por três vezes e, em abril deste ano, o prefeito prorrogou o contrato irregular do transporte público para que pudesse rever os critérios da licitação anterior e contratar uma auditoria, o que foi feito. Tanto que os dados que serão apresentados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que vai divulgar os conceitos como o equilíbrio / sustentabilidade econômica, social e ambiental do sistema de transporte público; e a operação do novo sistema incluindo os corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido). 

De acordo com a Secretaria de Transporte, a modelagem da concessão irá considerar o sistema a partir do novo cenário do século XXI, ponderando temas como a questão da frota limpa ou elétrica; a demanda de passageiros com o impacto da pandemia da covid-19 e do teletrabalho adotado por diversas empresas; a concorrência com o transporte por aplicativos; e os apontamentos feitos pelo MP (Ministério Público) e pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) em relação ao edital anterior. Ambas as instituições apontaram direcionamento no edital anterior. Com isso, a licitação foi suspensa.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade