menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Como se preparar para uma entrevista de emprego online?

Consultora de Recursos Humanos dá as dicas

Cida Haddad/ Eko Digital, Band Mais

09h00 - 18/04/2021

Atualizado há 1 mês

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas têm adotado a opção de processo seletivo online. Profissionais da área de Recursos Humanos acreditam que essa será uma tendência, inclusive com dinâmica de grupo virtual.  

Assim como existe uma preparação para entrevista presencial, para uma entrevista online ela também deve existir. “Deve-se observar por exemplo, sua roupa na câmera, iluminação do local que você estará, ter como fundo uma parede neutra, sua conexão, testar o link enviado, verificar em qual programa será realizada a entrevista, se precisa baixar esse programa deve-se fazê-lo com antecedência, testar microfone, procurar um local que esteja pouco ou nenhum ruído, que não seja circulação de pessoas”, afirma a consultora em Recursos Humanos e presidente da Associação de Profissionais de Recursos Humanos de Sorocaba e Região (APRH), Cristina Pontes.

Mas, será que há pessoas que se dão melhor em uma entrevista presencial e não de maneira online? “Isso pode existir, mas é uma questão de preparação. Fazer entrevista é um processo. Tem que se preparar para isso, tem que refazer sua história profissional em um papel, pensar nos resultados, trazer experiências relevantes da sua carreira, ter em mente quais são suas habilidades, o que você tem de soft skills e também seus pontos de desenvolvimento. Se o candidato estiver com isso em mente tem tudo para se sair bem na entrevista, seja ela presencial ou virtual”, diz Cristina.

Ela garante que os recrutadores estão atentos a tudo. “Uma dica muito importante, por exemplo, é desativar o WhatsApp que está no computador na hora da entrevista. Nós conseguimos ouvir as mensagens chegando e percebemos a atenção do candidato olhando para as mensagens. Outra dica é: cuidado com a maquiagem. Às vezes carregar no batom pode ser algo que fique pesado na câmera e vai tirar a atenção de quem está entrevistando”, garante a consultora.

Currículo

Uma dúvida de muitos candidatos é como ter um currículo que chame atenção. “Um currículo deve conter informações como quais atividades o colaborador desenvolvia,  projetos relevantes em que atuou, resultados obtidos, período em que trabalhou nas empresas, escolaridade e cursos. O currículo é a primeira impressão que teremos do candidato. Sou muito questionada também sobre a utilização ou não de foto. Não dá para por uma foto de alguém usando biquíni na praia. Já vi fotos de pessoas vestindo biquíni, em baladas etc”, comenta.

Como se preparar para o mercado de trabalho?

Cristina afirma que dicas importantes são: ter confiança, procurar se desenvolver em casa mesmo nesse momento de pandemia, já que existem muitos cursos, treinamentos 100% gratuitos. “Percebo que muitos candidatos estão literalmente parados há um ano e não têm exemplos para contar nas entrevistas. Estamos em uma situação difícil, mas que podemos aprender algo. Tem muito conteúdo disponível. Existe uma onda tech surgindo há algum tempo, talvez esse seja um tema importante para seguir, cada vez mais o virtual está tomando conta do mundo corporativo, ferramentas de trabalho online estão cada vez mais sendo utilizadas. Outro tema importante é saber e se interessar a respeito de temas como scrum ou metodologias ágeis. Importante não desanimar; por mais que tenham adversidades, sempre existe uma vaga que é para você. Importante é saber aproveitar as oportunidades e seguir em frente”, afirma a consultora de Recursos Humanos.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade