Blog da Rose
De cada três internados em UTI por covid-19, dois morrem em Campinas
Cidade tem 315 pacientes internados nos hospitais
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) disse que de cada três pessoas internadas em leitos de UTI, duas delas morrem. O índice é considerado alto pelas autoridades de Saúde.
Campinas tem hoje 315 pacientes internados em um leito de alta complexidade nos hospitais públicos e privados da cidade. A cidade tem 333 leitos para atender esse grupo em ambas as redes.
A fila de espera é de 100 pessoas aguardando por um leito de UTI ou de enfermaria devido à doença.
O dado foi divulgado para alertar a população sobre o risco que a doença representa em relação à mortalidade. A preocupação da diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) e do prefeito é quanto à banalização de achar que se a cidade tiver leitos de UTI, as pessoas estão “salvas da doença”.
As pessoas acham que o problema será resolvido se tiver leitos. Dizem: com mais leitos, vamos flexibilizar e voltar para fases menos restritivas. Não é isso. Essa doença tem muitas sequelas, algumas que nem conhecemos. Nós alertamos para que as pessoas não precisem ir para um leito de UTI e corram o risco de morrer.
Dário Saadi, prefeito de Campinas
A partir da próxima semana, o prefeito disse que vai entregar novos leitos de UTI e só na rede Municipal deverá chegar a 160 vagas. No ano passado, no auge da pandemia, a prefeitura tinha 150 leitos.
Casos
Desde o início da pandemia, foram infectadas 73.912 pessoas com coronavírus. Outras 1.997 morreram com a doença.
0 Comentário
publicidade
publicidade