menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Deputado diz que crise energética é falta de planejamento do governo

Beto Pereira defende ampliação do uso de energia solar e eólica

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

13h46 - 30/06/2021

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) disse nesta terça-feira (30/06) que a crise energética, com riscos de apagões, é fruto da falta de planejamento do governo federal. Nesta semana, o minitro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pediu o “uso consciente” de água e energia elétrica à população para evitar a piora da situação. Ele acredita que a medida reduzirá pressão sobre o sistema elétrico. A crise já provocou pelo menos um estrago no bolso dos brasileiros. A Aneel aprovou aumento de 52% na bandeira vermelha 2.

Segundo o deputado, é necessário votar leis que tragam segurança jurídica às empresas que trabalham com energia limpa e investir em outras modalidades como a solar e a eólica. Enquanto, no Brasil, 61% da energia do país provêm de hidrelétricas, apenas 1% é de energia solar. Com a falta de chuvas nas principais bacias hidrográficas, o governo é obrigado a acionar usinas termelétricas para dar conta da demanda. Essa fonte de energia, no entanto, é mais cara e causa mais prejuízos ao meio ambiente.

Ouça a conversa com o deputado no programa “Bastidores do Poder”, da Rádio Bandeirantes, apresentado por mim e pela Zezé de Lima.

0 Comentário

relacionadas

publicidade
publicidade
publicidade