menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Donos de bares querem que prefeituras paguem prejuízos por causa do fechamento do comércio

Na região, são 17 municípios, além de Campinas, quer foram incluídos na ação de reparação

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

12h19 - 25/06/2021

Atualizado há 28 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) impetrou na Justiça uma ação de reparação em que pede aos governos estaduais e municipais o ressarcimento dos prejuízos imposto ao setor devido ao fechamento do comércio durante a pandemia. A eestimativa é de que os cofres públicos teriam de devolver R$ 1 bilhão aos comerciantes.

Em Campinas e região, foram acionadas 17 prefeituras, o que representa 500 estabelecimentos comerciais. Foram incluídas na ação as cidades de Americana, Hortolândia, Holambra, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara D´Oeste, Serra Negra, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Santo Antônio de Posse.

Não há o valor estimado para o ressarcimento em Campinas e região. “Se houver decisão favorável, cada comerciante irá fazer os seus cálculos e enviar para a Justiça”, disse o presidente da Abrasel regional de Campinas, Matheus Mason.

Ontem, ele se reunião com o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) para informá-lo sobre a ação de reparação. Ele disse que além dos prejuízos acumulados com as medidas restritivas de horários, o setor ficou mais de 150 dias sem atendimento presencial, o que causou grandes prejuízos e a quebra de mais de 25% das empresas do setor e demissões de cerca de 25 mil funcionários. Dário Saadi, por sua vez, disse que “Todos têm direito de recorrer à Justiça.”

Para entrar com o pedido, a entidade sustenta que em 77 países os governos socorreram o setor privado. No Estados Unidos, por exemplo, foram liberados R$ 29 bilhões para reparação ao setor de alimentação fora do lar.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade