menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Em três meses, Saúde de Campinas afasta 521 servidores devido à covid-19

Prefeitura tem 5,5 mil servidores que atuam nas unidades de saúde

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

12h17 - 08/04/2021

Atualizado há 8 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Secretaria de Saúde de Campinas teve 9,47% dos seus 5,5 mil funcionários afastados nos três primeiros meses desde ano devido à covid-19. Entre janeiro e março, 521 servidores deixaram de trabalhar por causa de sintomas gripais, que podem ou não ter tido diagnósticos confirmados de coronavírus.

Março foi o mês com mais casos. Foram 189 pessoas doentes, das quais 91 são da Secretaria de Saúde e 98 da Rede Mário Gatti – que reúne as unidades de urgência e emergência como os hospitais Ouro Verde, Mário Gatti e as UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento).

Em seguida, vem janeiro com 178 afastamentos e fevereiro com 154 casos.

A Prefeitura de Campinas suspendeu as férias dos servidores da Saúde. Além disso, os gestores em Saúde têm enfrentado problemas para contratar profissionais para trabalhar nas unidades de saúde. O Hospital de Campanha, por exemplo, ainda não está funcionando por falta de mão de obra. Uma unidade de terapia intensiva, por exemplo, necessita de um médico, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina diminui a gravidade da doença e o risco de internação hospitalar, mas não impede a infecção. Além disso, ressaltou que os afastamentos têm quantidade de dias variáveis, com profissionais que se afastaram por períodos mais longos ou apenas por poucos dias. Citou como exemplo, o dia dia 31 de março, quando apenas 13 pessoas da Secretaria Municipal de Saúde estavam afastadas do trabalho ainda que, ao longo de todo o mês, 91 pessoas tiraram licença médica por suspeita ou confirmação de covid-19.

Os casos

Janeiro

178 afastamentos
Secretaria de Saúde: 81
Rede Mário Gatti: 97

Fevereiro

154 afastamentos
Secretaria de Saúde: 83
Rede Mário Gatti: 71

Março

189 afastamentos
Secretaria de Saúde: 91
Rede Mário Gatti: 98

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade