menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Marca Página: livro aborda quais são as intervenções humanas que podem salvar o planeta

Publicação faz uma reflexão sobre o futuro do meio ambiente

Rose Guglielminetti

14h09 - 08/05/2021

Atualizado há 1 mês

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Será que depois de termos causado tantos danos ao planeta, é viável acreditarmos na possibilidade de  nossas ações transformarem o meio ambiente para nos salvar? Em Sob um céu branco, que chega às lojas no Brasil pela Intrínseca, a jornalista Elizabeth Kolbert entrevista biólogos e engenheiros genéticos e atmosféricos para tentar responder a essa pergunta e nos mostrar como os cientistas estão agindo para remodelar a Terra.

Funcionários do Departamento de Pesca dos EUA fazem descarga elétrica no lago para capturar carpas

Logo nas primeiras páginas, a autora discorre sobre as contínuas experiências para controlar a proliferação da carpa asiática, peixe que foi originalmente introduzido em vias navegáveis ​​americanas em 1963. Naquela época, os americanos estavam preocupados com os produtos químicos na água, e a carpa deveria ser a solução não tóxica para manter pragas aquáticas sob controle. Acontece que essa espécie também é muito adaptável, tem apetite voraz e é capaz de se reproduzir rapidamente. A solução encontrada para deter o seu avanço indiscriminado foi inverter o curso do rio e eletrificá-lo.

Ao longo da narrativa, ela também encontra biólogos buscando preservar o peixe mais raro do mundo, que vive em uma pequena piscina no meio do deserto do Mojave; engenheiros transformando a emissão de carbono em pedras na Islândia; pesquisadores australianos desenvolvendo um “supercoral” capaz de sobreviver a temperaturas mais altas; e físicos analisando a possibilidade de atirar fragmentos de diamantes na estratosfera para refrescar a Terra.

Em “A sexta extinção”, um outro livro da autora e vencedor do Pulitzer 2015 na categoria Não Ficção, a jornalista mergulhou em uma minuciosa investigação sobre o impacto da ação do homem na biodiversidade e, consequentemente, na aceleração das taxas de extinção de diversas espécies, mas agora em Sob um céu branco, ela faz uma reflexão de sbre como muitas formas de intervenção que colocaram a Terra em risco estão cada vez mais sendo consideradas a única esperança para sua salvação.  

Editora Intrínseca
Páginas: 224
Impresso: R$ 49,90
E-book: R$ 34,90

0 Comentário

relacionadas

publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias