menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

“Será uma semana muito difícil”, diz prefeito de Campinas sobre pandemia

Preocupaçaõ é com relação aos leitos de UTI nos hospitais da cidade

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

12h24 - 15/03/2021

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) disse nesta segunda-feira (15/03), que a perspectiva é de que haja uma pressão maior sobre os leitos de UTI e mais casos de coronavírus na cidade.

Teremos uma semana muito díficil, apesar de termos tomado medidas mais restritivas do que o governo do Estado

Dário Saadi, prefeito

Diante dessa situação, o prefeito convocou para a tarde de hoje uma reunião com os gestores de saúde dos hospitais privados. “Queremos ouvir deles como está a situação e fazer um diagnóstico”, disse ele.

A prefeitura deve chegar a 160 leitos de UTI, dez a mais do que no auge da pandemia no ano passado, ainda nesta semana. Porém, o prefeito cobrou uma participação maior do Estado que no ano passado tinha 90 leitos. Hoje são 30 na Unicamp. “O senhor governador e a senhora Unicamp precisam oferecer mais leitos”, disse ele. Na semana passada, Saadi se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado e pediu a antecipação da abertura dos 20 leitos de UTI covid no AME, além da ampliação de leitos de alta complexidade no HC da Unicamp.

O SUS municipal está sem leitos há várias semanas. A taxa de ocupação tem sido acima de 90% nos hospitais privados e públicos.

Festas clandestinas

Saadi também disse que a GM (Guarda Municipal) desarticulou dezenas de festas que iriam gerar aglomerações neste fim de semana em Campinas. “Precisamos da colaboração da população. A gente multa, mas tem festas acontecendo em condomínios, chácaras que reúnem 30, 50, 100 pessoas. Se não tivermos ajuda, o número de leitos para os doentes não será suficiente”, disse ele.

Na verdade, já não está sendo. Hoje mais de 100 pessoas estão na fila esperando por uma vaga de UTI ou de enfermaria.

As informações foram dadas durante entrevista no Programa “Bastidores do Poder”, da Rádio Bandeirantes, que vai ao ar das 10h às 12h, de segunda à sexta-feira. A apresentação é minha, do Marcos Andrade e da Zezé de Lima.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias