publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Campinas quer vacinar 58,3 mil crianças contra a poliomelite

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda-feira 6

Band Mais

09h00 - 04/10/2020

Atualizado há 4 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Começa nesta segunda-feira (05/10) e vai até o dia 30, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em crianças e adolescentes. A meta é vacinar 58.803 crianças de 1 a quatro anos, atingindo 95% do público alvo da pólio.

Já a multivacinação pretende atualizar a carteira de imunização das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A maior parte da população infantil de Campinas está nas regiões Noroeste, Sudeste e parte da Sul. No Estado de São Paulo, serão distribuídas 5 milhões de doses.

Entre as vacinas do calendário nacional estão tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice não viral, pentavalente (que previne doenças como difteria, tétano, coqueluche, meningite e poliomielite).

No dia 17 de outubro, um sábado, está marcado o Dia de Mobilização Nacional – Dia D da Campanha.

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, complementou que a vacinação é muito importante para a imunidade de crianças e adolescentes. “O carro-chefe desta campanha é a pólio, mas é o momento também de todas as pessoas de até 15 anos atualizarem as cadernetas de vacinação”, informou Carmino.

“Campinas ainda está acima da média nacional em imunização. No entanto, por conta de circulação de falsas notícias, a cobertura vacinal tem ficado abaixo do esperado”, lamentou o secretário. “As vacinas são seguras e as doenças que elas combatem são graves, como meningite, sarampo, febre amarela, todas estas têm altas taxas de mortalidade. A vacina mudou a história da humanidade e não se discute a sua importância”, ressaltou o secretário.

A Campanha Nacional tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país; facilitar o acesso às vacinas; atualizar a situação vacinal da população alvo; aumentar as coberturas vacinais; diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

Organização

Em Campinas, as doses estarão disponíveis nos 66 Centros de Saúde e é importante levar a carteirinha de vacinação.

Para evitar aglomerações nas salas de espera, está limitado a apenas um acompanhante por criança e adolescente a ser vacinado.

0 Comentário

publicidade
publicidade
Mais notícias