menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Campinas registra queda no índice de isolamento social

Cidade registrou ontem um índice de 48% de pessoas isoladas

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

16h26 - 15/04/2020

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Campinas registrou uma queda de quatro pontos percentuais no índice de isolamento social desde o inicio da quarentena, no dia 23 de março. No primeiro dia, o percentual de isolamento social foi de 52% e, ontem (14/04), o índice era de 48%, segundo dados do SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente). A adesão ideal para controlar a disseminação da covid-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

Em Campinas, por exemplo, dos 667 leitos de UTI (adulto, pediátrico e neonatal) nas redes pública e privada, 55.77% (372) deles estão ocupados.

Melhor índice

De acordo com os dados, o melhor índice registrado em Campinas foi de 59% nos dias 29 de março e 05 de abril, ambos domingos.

Nas duas primeiras semanas da quarentena, os índices ficaram acima dos 50% – 52% no primeiro dia da primeira semana e 58%, no último dia da segunda semana.

Porém, na terceira semana o percentual começou a cair e coincide com a percepção de mais pessoas andando nas ruas da cidade. Na Lagoa do Taquaral, por exemplo, homens da GM (Guarda Municipal) tiveram de abordar as pessoas para que voltassem para casa. Na última sexta-feira (10/04), as peixarias do Mercadão estavam lotadas de clientes.

Com 138 casos confirmados e 1. 130 casos suspeitos, o prefeito Jonas Donizette (PSB) tem feito apelos para que a população fique em casa e tem intensificado fiscalização em comércios que insistem em ficar com as portas abertas. Além disso, a partir de hoje vai obrigar o uso de máscaras em todos os comércios que são considerados essenciais como supermercados, farmácias, etc..

Pela região

Vinhedo é a cidade com o maior índice de isolamento social, com 53%. Em seguida vem Atibaia, com 52%. Valinhos e Hortolândia, ficam em terceiro, com 51% de adesão à quarentena. Em Indaiatuba o percentual é de 50%. Piracicaba e Americana têm adesão de 48%. Itatiba, com 47% e Santa Bárbara, com 46%. Em último lugar, está Sumaré com 45%. Veja a relação completa dos índices municipais de 105 cidades com população igual ou superior a 70 mil habitantes https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Taxa-Isolamento-por-Munic%C3%ADpio_14Abr.pdf



0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade