menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Campinas vai revisar mortes suspeitas de covid-19 que tinham sido descartadas

Quatro óbitos já foram incluídos entre as 809 mortes confirmadas pela doença

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

17h16 - 10/08/2020

Atualizado há 1 mês

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Secretaria de Saúde vai revisar mortes suspeitas de covid-19 que já tinham sido descartadas. A mudança está sendo adotada depois de o Ministério da Saúde ampliou os critérios para confirmação de mortes por cororonavírus. O novo protocolo já fez com que quatro óbitos fossem incluídos entre as 809 mortes provocadas pela doença.

Antes da mudança, eram observados dois critérios: 1) clínico – casos de síndromes gripais associado a disfunção olfativa e gustatória – e 2) clínico-epidemiológico, casos de síndromes gripais com aparecimento de sinais e sintomas com casos cofirmado de covid-19.

Com a mudança, a confirmação do óbito passou a incluir também radiologia (raio-x). Se os exame apresentar alterações tomográfica como opacidade ou pneumonia, por exemplo, o óbito é incluído como covid-19.

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, não tem o número de óbitos que serão revisados. Segundo ele, não é uma quantidade alta.

A mudança já gerou a inclusão de quatro óbitos na última sexta-feira (07/08) que tinham sido descartados. “Eram óbitos que tinham e têm fortíssimas suspeitas de coronavírus, mas a sorologia não confirmava a doença”, explicou Carmino.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
publicidade
publicidade
publicidade