Blog da Rose
Campinas volta à fase Laranja e terá fase Vermelha nos domingos, feriados e dias úteis das 20h às 6h
Segundo secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, se providências não fossem tomadas, havia risco de se esgotarem leitos de UTI Covid em 28 dias
A partir da próxima segunda-feira, Campinas volta à fase Laranja do Plano São Paulo e, como todo o estado, ficará na fase vermelha aos finais de semana, feriados e nos dias úteis, das 20h às 6h. A imposição de regras mais restritivas, segundo o governo e o Comitê de Contingência para a Covid-19 tem relação com a piora nos índices de transmissibilidade do vírus e o consequente aumento de casos, de internações e de mortes.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, se as providências não fossem tomadas, havia risco de se assistir ao esgotamento dos leitos de UTI Covid em 28 dias. O quadro dramático foi também pintado pelos médicos do comitê. Segundo o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, hoje morre de covid-19 no território paulista uma pessoa a cada seis minutos. Há inclusive a promessa de mais medidas restritivas, caso os indicadores de hoje não melhorem.
Além das restrições, o governo também anunciou a criação de mais 756 leitos para covid-19 no Estado, sendo 450 de enfermaria e 306 de UTI. Esses leitos incluem o hospital de Campanha de Heliópolis, que será reativado até 25 de fevereiro, segundo o governador João Doria. As cirurgias eletivas em hospitais estaduais também foram suspensas, a não ser em caso de pacientes que não comportam o adiamento. Caberá aos médicos avaliar. O início das aulas no Estado também foi adiado e suspensa a obrigatoriedade das presenças nas salas de aula.
Outras alterações se deram em relação às regras estipuladas pelo Comitê para o Plano São Paulo. O parâmetro de taxa de ocupação de leitos de UTI na fase vermelha passou de 80 para 75% e nenhuma região poderá ir as fases verde e amarela antes do dia 8 de fevereiro.
No total, cinco regiões do Estado regrediram à fase vermelha, na qual já estava Marília. Todas as que estavam na fase amarela, como Campinas, voltaram à fase Laranja.
Fase Laranja
- Todos os setores de comércio e serviços são permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
- Capacidade de ocupação: 40% em todos os setores.
- Funcionamento máximo: 8 horas por dia.
- Horário de fechamento: atendimento presencial até 20h.
- Parques estaduais, salões de beleza e academias: podem abrir.
Fase Vermelha
apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar. Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar.
0 Comentário
publicidade
publicidade
publicidade