menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Candidatos respondem: Quais serão as primeiras ações na Saúde?

Dario promete contratar 200 médicos e Rafa zerar a fila de exames em 180 dias

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

11h05 - 19/11/2020

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Saúde é o primeiro maior orçamento da Prefeitura de Campinas, consumindo mais de R$ 1,5 bilhão por ano, mas a verba é insuficiente para atender as demandas da população. Os usuários do SUS reclamam de falta de médicos, demora no atendimento nas unidades de saúde e problemas no abastecimento de remédios.

Os candidatos a prefeito de Campinas Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL) respondem quais serão as primeiras ações que irão tomar à frente da prefeitura.

Dário Saadi (Republicanos)

Dario Saadi, candidato a prefeito do Republicanos

A pandemia exigiu muito do sistema de saúde pública em todo o país e gestão dessa área vai exigir conhecimento e experiência. A primeira medida imediata será abrir a contratação de 200 médicos e a reposição de equipes de atendimento e insumos para toda a rede.

Vou dar prioridade também à construção do Hospital da Mulher, que já está com o processo de licitação em andamento. A unidade, junto ao Hospital de Amor que realiza os exames, vai dar um atendimento integral à saúde da mulher.

Além disso, vou fazer o “Mario Gattinho”, o 1º hospital pediátrico público de Campinas, onde hoje está o Hospital Metropolitano, ao lado do próprio Mario Gatti. É mais rápido e eficiente, a estrutura já está pronta e não precisa gastar milhões e milhões fazendo obra.

A terceira prioridade é implantar o serviço de Telemedicina nos postos, para que o médico discuta o caso do paciente com um especialista durante a consulta, adiantando tratamentos e desafogando a demanda por consultas de várias especialidades.

Nos últimos anos foram construídos 17 novos Centros de Saúde e os outros 43 reformados. Agora, vamos fazer mais seis novos CS, em regiões que já estudamos haver maior demanda: Campina Grande, Residencial Sírius/Cosmos, Jardim Míriam, Vila Brandina, Sousas e Village e um em Barão Geraldo.

Também vamos estruturar o Samu com um novo prédio.

Rafa Zimbaldi (PL)

Rafa Zimbaldi, candidato a prefeito do PL

A primeira medida que eu vou tomar como prefeito na área da saúde em Campinas, é zerar as filas de exames e consultas em 180 dias, fazendo convênio com clínicas e médicos da rede particular. Vamos custear isso com o abatimento de impostos e também com pagamentos que serão predefinidos e acompanhados pela promotoria pública. Essa parceria vai fazer com que 1.000 mil médicos passem a atender os pacientes da cidade.
Outra proposta do meu novo modelo de gestão, será implantar o Cartão Saúde Fácil, que vai conter todas as informações dos pacientes, desde as consultas que eles passaram, até exames e medicamentos que já foram receitados. Com isso, será mais fácil monitorar a saúde das pessoas, criar ações de prevenção e conscientização.
Dentro dessa política, vamos também criar o Programa Saúde na Escola, para atuar na prevenção. A proposta é criar 19 equipes, multidisciplinar, formadas por médicos, dentistas, psicólogos e enfermeiros que atenderão, uma vez por semana, os alunos da rede pública municipal. Além disso, todos os alunos e todos os educadores farão exames anuais e isso é totalmente possível porque a cidade de Santo André, por exemplo, realizou em 40 dias cerca de 90 mil exames de covid-19, portanto, falar que vamos fazer exames em 70 mil alunos em um ano é totalmente factível.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
publicidade
publicidade
publicidade