menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Chuva e lixo: uma combinação que não dá certo

Cuidados simples evitam alagamentos

12h33 - 25/02/2020

Atualizado há 1 mês

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Com essas chuvas de Verão, ter atenção com o armazenamento do lixo é ponto essencial.

O professor de Engenharia na área Ambiental Hélio Rubens, da Esamc Sorocaba, afirma que uma cena comum que vemos durante as chuvas é todo o lixo sendo arrastado nas enxurradas e o destino são as tubulações, assim ocorrem os entupimentos.

“Garrafas plásticas, papelão, tudo que estava na calçada vai para sarjeta durante as chuvas fortes e para nas bocas de lobo”, comenta.

Rubens afirma que para evitar mais problemas, atitudes simples podem ser feitas dentro da residência. “Vi que vai chover, deixo o lixo dentro de casa. Se eu sei que onde moro há risco de alagamento, não coloco o lixo na rua ou se não é possível deixar armazenado na cozinha, por exemplo, ponho os resíduos mais próximos da hora do recolhimento. “Perdi a coleta no dia de hoje; nas grandes cidades em dois, três dias, tem novamente, mas no caminho para o meu trabalho sei que tem um contêiner e os coletores passarão, então acondiciono corretamente e levo para esse lugar”, diz o professor.


Para ele, vale a pena fazer uma separação prévia. “Você tem aquilo que vamos chamar de resíduos materiais, com vida útil que ainda posso aproveitar, e temos o lixo que não vou reutilizar, ou seja, tudo que sai do banheiro, cozinha, como casca de frutas, resto de comida você acondiciona em um lixo só e não vai usar mais”, explica. “Abri uma lata de ervilha, tomei leite que vem em caixinha, deixe reservado para alguém que recolhe esses materiais levar. Posso colocar em uma sacolinha papel, papelão, vidro, lata, e uma outra lixo do banheiro, comida e levar para contêineres”, estão entre as dicas de Rubens. 

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade