Conselheiros de Saúde fazem vaquinha para ter intérprete de libra em reunião
Profissionais devem ser disponibilizados pela Prefeitura de Campinas
Os conselheiros de Saúde estão fazendo uma vaquinha para contratar intérpretes de libras que possam garantir a comunição da conselheira surda Patrícia Alexandria na reunão do próximo dia 22 de julho. A falta desses profissionais já foi denunciada ao Ministério Público., já que, segundo o Conselho Mucipal de Saúde, a Secretaria de Saúde tem obrigação legal de garantir o pleno funcionamento do colegiado.
De acordo com o colegiado, desde a posse, têm sido constantes as barreiras para garantir tal acessibilidade, gerando desgastes e incômodos antes de todas as reuniões do pleno, devido às incertezas sobre a presença ou não dos intérpretes.
O CMS diz que deve solucionar o problema de forma definitiva e sistemática e “não buscando soluções de última hora, como aconteceu em reuniões passadas.”
A decisão pela vaquinha, de acordo com o CMS, se deu devido à não confirmação por parte da Prefeitura de Campinas de que os intérpretes de libras estarão na reunião.
Outro lado
Em nota, a Prefeitura de Campinas que “está tomando as providências para a próxima reunião ter 2 intérpretes em libras em atenção à legislação e necessidades dos conselheiros.”