menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe
Entretenimento

Coronavírus e o prejuízo para a indústria cultural

BTS, Green Day, New Order e mais bandas cancelam shows; "Mulan" e o novo "007" adiados.

Educadora FM

17h38 - 28/02/2020

Atualizado há 1 mês

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A epidemia do novo coronavírus está deixando um rastro de prejuízo por onde passa, abalando os mercados globais. Há casos confirmados em mais de 40 países de todos os continentes, provocando fechamento de fábricas, paralisação de produção, férias coletivas. Fala-se em desaceleração do crescimento da economia global.
Traremos aqui um resumo do impacto para a indústria cultural.

Cancelamento de turnês

O grupo sul-coreano de K-pop BTS cancelou 4 shows agendados para abril em Seul. A Coreia do Sul registrou 13 mortos pelo Covid-19 até sexta-feira, 28. O BTS respondeu a perguntas de uma coletiva de imprensa com saguão vazio, transmitida pela internet.

Já o Green Day, em plena divulgação do disco novo, “Father of all motherfuckers”, apenas adiou, e não cancelou, a turnê asiática que teria início em março.

O rapper britânico Stormzy, por sua vez, preferiu cancelar todos os shows pela Ásia.

Na Itália, mais de 200 casos foram confirmados na região Norte do país, onde fica situada a cidade de Milão. Era lá que estavam marcados shows das bandas Testament, Exodus e Death Angel, todos cancelados.

A lista de apresentações canceladas pelo mundo traz ainda New Order, Khalid, Ruel, Orquestra Sinfônica Nacional Americana, Andy Lau, X Ambassadors, Orquestra Sinfônica de Boston, Filarmônica de Hong Kong e Taeyeon.

Mas o local que teve todos os seus shows esvaziados foi mesmo a China. Segundo a Billboard, mais de 20 mil eventos musicais de janeiro a março foram cancelados ou adiados na China e em Hong Kong, gerando um custo de US$ 286 milhões em bilheterias. O prejuízo no país asiático é grande, também, no cinema.

Cinemas fechados, estreias adiadas

O surto de Coronavírus fechou mais de 70 mil salas de cinema na China – quase todas. O país é o segundo maior mercado mundial do cinema ficando atrás apenas dos EUA. O prejuízo estimado é de até US$ 2 bilhões na bilheteria de 2020.

Os lançamentos de “Mulan” e “007 – Sem Tempo para Morrer” precisaram ser adiados para não perder a exibição para os chineses.

A filmagens do novo filme da franquia “Missão Impossível” foram suspensas. O longa seria rodado em Veneza, norte da Itália. Entre as estrelas que já tinham com hospedagem e passagem em mãos estava Tom Cruise. O astro ganhou mais uns dias em casa.

Impacto no mundo dos games e da tecnologia

A liga de Overwatch, profissionais do jogo eletrônico multijogador de tiro, já havia cancelado partidas previstas para acontecer na China e, agora, remarcou os jogos que ocorreriam na Coreia do Sul.

As consequências estão respingando na maior reunião anual de desenvolvedoras de jogos eletrônicos profissionais, a Game Developers Conference. Hideo Kojima, responsável por games como Metal Gear Solid e Death Stranding, cancelou a participação da Kojima Productions.

A conferência está marcada para março em São Francisco, e tem várias baixas: Microsoft, Sony, Facebook e Unity já tinham anunciado que não iriam marcar presença.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade