menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Covid-19: Novo teste da Fiocruz pode apresentar resultado em até 45 minutos

A intenção é que esses testes sejam utilizados em postos de saúde da rede pública de todo o Brasil

Juliana Caetano, Band Mais

10h00 - 12/07/2021

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Um kit de diagnóstico para detecção do novo coronavírus, desenvolvido pela Fiocruz, pode apresentar o resultado do teste em até 45 minutos. A fundação informou que o próximo passo da iniciativa é submeter o produto à Anvisa para regulamentação. A ideia, a partir de agora, é estabelecer parcerias para produção em larga escala.

A intenção é que esses testes sejam utilizados em postos de saúde da rede pública de todo o Brasil. Neste caso, o Ministério da Saúde faria uma demanda para aquisição dos Kits e destinaria aos postos de saúde, levando em conta a necessidade de cada município.

Segundo o médico especialista em cardiologia, clínica médica e emergências clínicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, Dr. Fabricio da Silva, no momento que iniciam os sintomas da Covid-19, o indivíduo já está contaminado há, pelo menos, três dias.

Neste caso, o especialista explica que, mesmo antes do surgimento dos sintomas, a pessoa infectada já é potencialmente transmissora, por isso, a orientação é de que o teste seja feito imediatamente.

O preço estimado do novo kit é de R$ 30, enquanto um kit de RT-PCR custa cerca de R$ 100. O gasto de operação para realização do exame também é significativamente menor, levando em conta equipamentos e profissionais envolvidos.

O desenvolvimento da inovação contou com a participação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em parceria com a empresa SPK Solutions.

Fonte: Brasil 61

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias