publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Curso gratuito de Libras quer reduzir abismo sofrido por surdos

Mais de 500 pessoas já fizerma o curso

Band Mais

13h01 - 26/09/2020

Atualizado há 5 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Com 500 mil pessoas com deficiência auditiva vivendo no Estado de São Paulo, a acessibilidade e a inclusão desse grupo ainda é um desafio nos dias atuais. Para tentar reduzir esse abismo, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência oferece um curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todo o Estado. Neste sábado (26/09) é celebrado o Dia Nacional do Surdo.

O Curso de Libras já formou mais de 500 pessoas em diversas regiões do Estado. As aulas têm como objetivo ampliar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Libras. Uma das vertentes do curso é para que as pessoas que prestam serviços de atendimento ao público, principalmente funcionários públicos, possam realizá-lo de maneira inclusiva e especializada.

“Esta é uma data muito importante para celebrarmos as conquistas de muitas pessoas na luta pela garantia de direitos e melhor qualidade de vida para a comunidade surda. O governo tem pensado em programas e ações voltados à inclusão desse público”, disse a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

José Antônio Bezerra, padrasto do Vitor Henrique da Silva, que tem deficiência auditiva, aperfeiçoou a Libras no curso oferecido pela secretaria para se comunicar melhor com o filho. “A língua de sinais fortificou a nossa relação, ajuda e faz com que o Vitor interaja mais com a nossa família”, afirmou Bezerra.

Vitor, que tem deficiência auditiva, disse que se as pessoas soubessem Libras, o abismo de comunicação entre os surdos e o mundo externo seria menor. “Os surdos enfrentam muitas barreiras na comunicação por falta de pessoas que saibam Libras. Se todos se esforçarem e praticarem, acabaremos com as barreiras e todos nós conseguiremos nos entender”, ressaltou Vitor, sobre a importância do aprendizado da língua.

O curso

O curso de Libras, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), já foi realizado presencialmente em municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, seu formato foi alterado para ser realizado de forma virtual. Os alunos matriculados podem acessar os conteúdos e aulas de forma acessível e, ao final do curso, recebem o certificado de conclusão.

Para se inscrever bastam acessar: http://bit.ly/3hUkYwa

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade