menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Dubai gasta US$ 1,5 milhão em drones que fazem chover

Num calor que atinge 50º Celsius, a cidade construída no deserto resolveu apelar para chuvas artificiais

Juliana Caetano, Band Mais

17h21 - 24/07/2021

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Enquanto no Brasil algumas cidades sofrem com as baixas temperaturas típicas do inverno, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a situação é bem diferente. Num calor que atinge 50º Celsius, a cidade construída no deserto resolveu apelar para chuvas artificiais. Um grupo de drones foi usado pelo governo dos Emirados Árabes para provocar as chuvas torrenciais que atingiram a cidade de Ras al Khaimah, a cerca de 115 km de Dubai, no início da semana. A tecnologia é fruto de uma parceria com pesquisadores ingleses.

Em 2017, o governo árabe investiu US$ 1,5 milhão em um estudo com pesquisadores das universidades de Bath e de Reading, na Inglaterra, com o objetivo de descobrir uma forma de criar chuvas artificiais. Em média, Dubai recebe apenas 101 milímetros de chuva por ano — como comparação, as regiões mais áridas do sertão nordestino do Brasil recebem cerca de 700 milímetros de chuva por ano.

Os estudos avançaram até que, em maio deste ano, drones do Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes tomaram os céus de Dubai para executar o experimento calculado pelos ingleses. Os detalhes do estudo foram publicados em um artigo científico em janeiro.

0 Comentário

relacionadas

publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias