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Blog da Rose

EMEF Odila Maia Rocha Brito será transformada em Escola Cívico Militar

Comunidade escolar será consultada para saber se vai querer a mudança do modelo educacional

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

08h00 - 28/11/2019

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A EMEF Odila Maia Rocha Brito, no Jardim São Domingos, é a escolhida para a consulta à comunidade escolar para se transformar numa Escola Cívico-Militar, projeto do governo federal que vai implantar 54 modelos destas unidades escolares no Brasil. Campinas é a única cidade do estado de São Paulo que foi escolhida para ter a escola militar.

A prefeitura informou que essa unidade escolar atende aos critérios exigidos pelo MEC (Ministério de Educação) como, por exemplo, menor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ser uma unidade do 6º ao 9º ano, ter entre 500 e 1000 alunos e estar localizada uma área de vulnerabilidade social.

Alunos de escolas militares

O governo Jonas Donizette (PSB), porém, ressaltou que o martelo será batido após a Secretaria de Educação ouvir os pais e a comunidade para saber se eles querem a mudança para escola cívico-militar

A escola tem 775 alunos e 45 funcionários, incluindo os professores.

Segundo a assessoria de imprensa da Educação, a data para a consulta ainda não foi definida.

Modelo

O MEC vai disponibilizar R$ 1 milhão para a prefeitura implantar o novo modelo, que será de responsabilidade de militares. A verba será investida no pagamento de pessoal ou na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar, uniformes, reformas, entre outras pequenas intervenções.

De acordo com o MEC, o modelo vai abranger as áreas de:

  1. didático-pedagógica: com atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem preservando as atribuições exclusivas dos docentes;

2) educacional: pretende fortalecer os valores humanos, éticos e morais bem como incentivar a formação integral como cidadão e promover a sensação de pertencimento no ambiente escolar;

3) administrativa: para aprimorar a infraestrutura e a organização da escola e, consequentemente, a utilização de recursos disponíveis na unidade escolar.

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