menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Falta um dia: fique atento à ordem de votação na urna eletrônica

Em Campinas, são 14 candidatos a prefeito e 932 candidatos a vereador

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

10h00 - 14/11/2020

Atualizado há 8 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Amanhã, dia 15 de novembro, quase 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. Em Campinas, são 14 candidatos a prefeito, o mesmo número ao cargo de vice-prefeito e 932 candidatos a vereador, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral. No Brasil, são 19.342 candidatos a prefeito, 19.711 concorrentes ao cargo de vice-prefeito e 518.308 pessoas disputando uma vaga de vereador.

Na hora da votação, fique atento: você deverá escolher, na urna eletrônica, primeiro um candidato ao cargo de vereador. O próximo passo é selecionar o seu candidato ao cargo de prefeito.

Os concorrentes a uma vaga nas câmaras municipais serão identificados por um número de cinco dígitos. Já os candidatos ao cargo de prefeito são registrados na urna com dois dígitos.

Simulador e “colinha”

O TSE disponibiliza um simulador de votação em seu Portal na internet. Nele, é apresentada uma urna virtual semelhante à utilizada nas seções eleitorais, permitindo ao internauta “votar” para os cargos em disputa nas Eleições Municipais.

Na página, há uma lista de candidatos e partidos fictícios. Caso a pessoa erre durante o ensaio, o simulador mostrará uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando a como proceder corretamente.

Outra ferramenta para auxiliar o eleitor a exercer o voto com facilidade é a chamada “colinha”, um papel com os nomes e números dos candidatos em ordem de votação e que pode ser consultado no momento do voto. Essa prática é permitida no papel, mas é vedada em celular ou em qualquer meio eletrônico. Também não é permitido levar nenhum aparelho eletrônico para a cabine de votação.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias