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Farmácia de alto custo do Estado opera com aplicativo ‘Remédio Agora’ para reduzir filas

Sistema, lançado pelo Governo do Estado no segundo semestre de 2019, dispensa ida até local para saber se o remédio está disponível

Governo do Estado, Band Mais

06h25 - 15/01/2020

Atualizado há 1 mês

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O aplicativo “Remédio Agora” permite aos pacientes agendar data e hora para retirar os produtos nas Farmácias de Medicamento Especializado, conhecidas popularmente como farmácias de alto custo.

Com o sistema, o usuário pode programar a ida à farmácia, selecionar os remédios que utiliza e marcar data e horário viáveis para retirá-los. Ao chegar à farmácia, basta clicar no botão digital “cheguei”, no próprio app, para confirmar a presença.

“Por meio do aplicativo, a pessoa se cadastra rapidamente e consegue escolher data e hora da retirada do medicamento. Por georrefenciamento, o aplicativo avisa quando chegar e fica separado para o paciente retirar”, explica o coordenador de inovação digital da Secretaria de Estado da Saúde, Joel Formiga.

Confirmações

Também é possível fazer a confirmação por meio de totens nas próprias farmácias. O aplicativo permite o acesso à unidade em que o paciente retira seus medicamentos. Pais ou responsáveis também poderão utilizar o app, desde que tenham autorização formal dos pacientes.

O “Remédio Agora” também permite o agendamento da renovação do pedido para obtenção do remédio. Desse modo, o usuário poderá cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais, exames e receita atualizada para a nova solicitação.

“Meu horário estava marcado para 13h50 e, cinco minutos depois, eu já estou indo embora. Faz três meses que repito essa operação e sempre, em cinco minutos, recebo meu medicamento”, salienta a radialista Andrea Rocha.

“Desde agosto, quando o começou a funcionar o app, em dez minutos, no máximo, venho sendo atendida, sem problema algum”, ressalta a nutricionista Monica Agostino.

Vantagens

Pelo sistema, lançado pelo Governo do Estado no segundo semestre de 2019, não é mais preciso a ida até a farmácia para saber se o remédio está disponível. Caso haja indisponibilidade momentânea, o paciente agendado será informado por meio de notificação com antecedência de 48 horas e poderá reagendar a retirada para outra ocasião.

“Trata-se de uma mudança de processo que passa pela comunicação e engajamento do paciente, com vantagens tanto para o cidadão quanto para as equipes das farmácias e a gestão, otimizando a assistência e a saúde pública, de modo geral”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Vale destacar que o aplicativo foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Duosystem, especializada em inteligência e inovação e saúde, em parceria com a Prodesp, a empresa de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo.

Como usar

app está disponível na Google Play para instalação em smartphones com sistema Android e em breve será possível fazer o download na App Store, para quem utiliza iOS. É necessário ter acesso à internet para utilizá-lo.

Depois de instalar o aplicativo, a pessoa deve cadastrar dados pessoais, como número do cartão SUS, data de nascimento e e-mail (não é obrigatório). É preciso que o paciente já tenha feito uma primeira retirada na farmácia, pois o cadastro também requer o código do Recibo de Dispensação do Medicamento (número localizado no canto inferior direito do documento entregue na unidade).

O cidadão deverá criar uma senha. O app consulta a data do último comparecimento. O agendamento deve ser feito em data no intervalo de 30 dias para retorno, com uma margem de até três dias antes e três dias depois, para que o paciente possa manter a regularidade do tratamento.

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