Estado veta reabertura de restaurantes em Campinas
Prefeito de Campinas queria reabrir restaurantes na hora do almoço
O governo do Estado negou a reabertura de restaurantes e funcionamento do comércio pelo período de seis horas como quer o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), a partir da próxima segunda-feira (08/06).
A informação foi dada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Segundo ele, a negativa foi dada pelo Centro de Contingência da Covid-19.
Jonas quer reabrir os restaurantes durante o horário de almoço e ampliar em duas horas a abertura do comércio. O Estado autoriza quatro horas e o prefeito de Campinas quer seis horas. O Plano do Estado colocou Campinas na fase 2 que permite a reabertura do comércio de rua, shoppings, escritórios, imobiliárias e concessionárias de veículos.
“Infelizmente o Centro de Contingência da Covid-19 não permite e as regras estão colocadas”, disse Vinholi.
Já o governado João Doria (PSDB) alertou que o descumprimento ao decreto do estado poderá terminar na Justiça. “Prefeitos terão de responder ao Ministério Público porque há regras e princípios. Regra tem de ser obedecida”, disse o tucano.
Outro lado
O prefeito de Campinas disse que só vai se posicionar sobre o assunto até sexta-feira, mas adiantou que não pretende judicializar.
Segundo ele, o governo já conversou com os representantes do comércio de rua e de shoppings sobre as possibilidades de dois horários de funcionamento. Se for 6 horas como quer Jonas, o comércio de rua abrirá das 10h às 16h e os shoppings, das 14 às 20h. Se for quatro horas, o comércio de rua vai abrir as lojas às 12h e fechará às 16h. Já os shoppings funcionará das 16h às 20h.