Blog da Rose
Jonas manda projeto do rodízio de veículos para a Câmara
Não há prazo para que a Câmara vote a proposta
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), enviou nesta terça-feira (19/05) projeto de lei que propõe o rodízio de veículos na cidade durante a pandemia de coronavírus. Mais de 20 atividades foram excluídas da obrigatoriedade da medida que, após gerar polêmica, fez com que o prefeito recuasse e suspendesse a decisão de implantá-la. A proposta prevê a proibição de duas placas por dia de segunda a sexta-feira.
Quero ter um entendimento com a cidade porque para brigar tem gente demais”
Jonas Donizette (PSB), prefeito de Campinas
Segundo ele, estudos mostram que a sobrecarga no transporte público seria de 10%, caso o rodízio seja aprovado pelos vereadores e passe a vigorar na cidade. “A medida é para deixar em casa pessoas que não devem sair. Estamos contemplando muitas atividades econômicas”, ressaltou o prefeito.
Câmara
A Câmara informou que o projeto passará por análise da Consultoria Jurídica da Câmara. Após a emissão do parecer, a direção da Casa de Leis vai convocar todas as lideranças partidárias para exposição do conteúdo do documento. Um debate público, ainda que virtual será feito para debater a medida que gera resistência entre os campineiros.
Quando tiver o parecer, a intenção dele é chamar todas as lideranças partidárias para expor o parecer e vai querer marcar um debate público, ainda que virtual, antes de votar.
O rodízio
Pelo projeto de lei, o rodízio de circulação de veículos ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h até as 19h, sem interrupção, em toda a área urbana do município. O motorista que descumprir a medida pagará uma multa de R$ 130,16 e será punido com quatro pontos na carteira. A regra vale para carros e motos com placas da cidade e, também, de outras localidades.
A restrição de circulação será efetuada pelo final da placa do veículo.
Proibição de circulação:
Segundas-feiras: placas final 1 e 2
Terças-feiras: placas final 3 e 4
Quartas-feiras: placas final 5 e 6
Quintas-feiras: placas final 7 e 8
Sextas-feiras: placas final 9 e 0.
Veículos liberados
Estão liberados para circulação todos os tipos de ônibus (sistema de transporte público coletivo municipal, intermunicipal, rodoviário, fretamento, etc.); caminhões; táxi; veículos de transporte por aplicativos devidamente cadastrados na Emdec; e veículos de transporte escolar.
Veículos oficiais e viaturas, como de polícia, salvamento, socorro, fiscalização de trânsito e prestadores de serviço de utilidade pública já estão contemplados pela livre circulação, desde que devidamente sinalizados.
Também ficam excluídos da restrição de circulação as pessoas com deficiência e com doenças crônicas, que necessitem de acompanhamento continuado, como tratamento de quimioterapia, radioterapia ou hemodiálise. E as pessoas que as transportem.
Também haverá exclusão do rodízio para profissionais das seguintes áreas: serviços da área da saúde, farmacêutica e correlatos; serviços de entrega de mercadorias e correspondência; empresas com contratos para execução de obras públicas; comércio de alimentos; órgãos e serviços públicos municipais, estaduais e federais; serviços de limpeza pública urbana e correlatos; construção civil; manutenção predial; veterinárias e atendimento pet; transporte de valores, escolta armada e segurança privada, autorizados pela Polícia Federal; e imprensa.
Cadastro
O cadastro de situações excepcionais deve ser realizado pelo aplicativo para celular da Emdec. O aplicativo pode ser instalado em celulares com sistema IOS ou Android. O aplicativo tem um “botão” específico para o cadastro. Será necessário informar o nome, CPF, endereço, profissão, e-mail e o motivo da exclusão. O cadastro é efetuado de forma rápida e a resposta é imediata.
0 Comentário
publicidade
publicidade