menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Jonas tira restrição para funcionamento de comércio e libera esportes amadores

Capacidade é ampliada de 40% para 60% e cemitérios serão reabertos no dia 31 de outubro

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

14h44 - 09/10/2020

Atualizado há 15 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Com a ida de Campinas para a fase verde a partir de amanhã (10/10), o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), retirou a restrição de funcionamento de horário para os comércios e liberou atividades para o esporte amador na cidade. Com a nova fase, a capacidade de pessoas dentro dos estabelecimentos comerciais sobe de 40% para 60%. Museus e bibliotecas públicas estão liberados o funcionamento.

“Volta ao horário que era antes da pandemia. Eles têm direito a isso. Não sei se eles vão praticar isso”, disse o prefeito.

Em relação aos horários, apenas bares e restaurantes estão liberados até as 22h, com uma hora de tolerância para que as pessoas possam sair do local.

Já quanto aos eventos, a regra de 60% está válida para pessoas sentadas. Já os que terão pessoas em pé, terão de esperar 28 dias na fase verde a partir de amanhã (10/10). Quanto à limitação de público, a prefeitura ainda vai analisar. Na capital, por exemplo, foi liberado para até 600 pessoas.

Os organizadores dos eventos terão ainda de fazer controle de acesso, hora marcada e espaços demarcados nas filas para garantir o distanciamento.

No caso de clubes, a prefeitura liberou o uso de áreas comuns e piscinas. Atividades que gerem aglomeração seguem proibidas.

A liberação de esportes amadores deve levar em conta a regra dos 60% de público.

O funcionamento de casas noturnas está vetado.

Igrejas

Cultos e missas também podem ampliar a capacidade para 60%. Atividades educativas como, por exemplo, escolas bíblicas e aulas de catequeses, estão liberadas.

Cemitérios

A Prefeitura de Campinas vai autorizar a reabertura dos cemitérios a partir do 31 de outubro, dois dias antes do Feriado de Finandos, celebrado no dia 02 de novembro. “O meu pedido é para que as pessoas qu puderem, deixem de ir no dia de Finados aos cemitérios para evitar aglomeração”, disse o prefeito.

Serviço Público

A partir da semana que vem a oferta dos serviços públicos à população também vai para 60%. Quanto à ampliação do número de servidores que voltarão a trabalhar será feito um decreto específico que deverá ser publicado nos próximos dias.

O funcionamento com horário ampliado passa a valer só na próxima semana.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
  • Adriana Aparecida Masson disse:

    E os Ônibus como vai fica ? Aqui no Bairro durante a semana esta a cada 1h e final de semana a cada 2h sendo que a População trabalha no final de semana principalmente aos Sábados

publicidade
publicidade
publicidade