menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe

Justiça aceita denúncia contra 6 no caso de fraudes em concursos públicos

Irregularidades ocorrem em processos seletivos nas regiões de Campinas e Piracicaba

Rose Guglielminetti, Band Mais

19h05 - 16/10/2019

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Justiça aceitou a denúncia oferecida pelo Gaeco Campinas, braço do Ministério Público que investiga o crime organizado, na operação Apaniguados, que investiga fraudes em concursos públicos nas regiões de Campinas e Piracicaba. Foram denunciadas 6 pessoas, pela prática de crimes de organização criminosa, fraude à licitação, falsidade ideológica e corrupção. Só num dos concursos mais de 8 mil candidatos foram prejudicados.

Também foi decretada a prisão preventiva de dois dos denunciados, sendo uma das prisões convertida em prisão domiciliar.

De acordo com a denúncia do Gaeco, o grupo era especializado em fraudar concursos públicos, especialmente de consórcios públicos. 

A Promotoria diz que havia a participação de agentes públicos no esquema criminoso, responsáveis pela indicação dos candidatos que foram favorecidos nos concursos fraudados. Um novo cartão de resposta das provas era produzido para os favorecidos e pessoas das empresas de concursos os preenchiam conforme as necessidades de pontuação. Apurou-se também que o grupo pagava propina a agente público envolvido nos crimes, segundo o MP.

A operação

No dia 7 de outubro, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão em Campinas, Jaguariúna, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse, Cordeirópolis, Nova Odessa, Holambra, Macatuba e Votuporanga.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

relacionadas

publicidade
publicidade
publicidade