menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Justiça inocenta Jonas e Rafa em ação de nepotismo cruzado

Prefeito contratou sobrinho e seu irmão foi contratado por Rafa na Câmara de Vereadores

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

16h20 - 05/12/2020

Atualizado há 1 mês

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Justiça de Campinas inocentou o prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB), o ex-presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi (PL) e o irmão de Jonas, Tadeu Marcos Ferreira e o sobrinho do prefeito, Michel Abraão Ferreira em ação de improbidade admiistrativa, movida pelo Ministério Público em 2017.

A promotoria acusou Jonas de nepotismo direto por ter contratado Michel e Rafa de nepotismo cruzado por ter contratado Tadeu, irmão de Jonas.

Segundo o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Wagner Roby Gidaro, não houve nepotistmo. No caso de Tadeu, que foi contratado como ouvidor da Câmara, o magistrado disse que não houve indicação direta do prefeito. Ele também afirma que não ouve nepotismo cruzado porque nos autos não ficou provado que Rafa teria tido algum benefício. Também ressaltou que Tadeu tinha formação para exercer a função de ouvidor do Legislativo.

“Há quem possa dizer que o Ouvidor poderá de uma forma ou outra influenciar na Câmara Municipal por ser parente direto do prefeito, mas isso fica no campo das hipóteses e não houve demonstração de sua ocorrência”, escreveu.

Porém, em relação a Michel Abrão Ferreira, o magistrou ressaltou que no entendimento a indicação implica na ocorrência de nepotismo porque beneficia parente direto com nomeação em cargo de confiança. Além disso, o juiz escreveu que o nomeao não tem currículo diferenciado que justificasse a nomeação. Mas, ele explica que para o STF (Supremo Tribunal Federal), nomear parentes para cargos de natureza política não configura nepotismo.

Diante disso, o juiz julgou improcedente a ação do MP.



0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias