menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Divulgação

Notícias

Moradores de residencial em Araçoiaba da Serra lançam livro de receitas durante pandemia

São 20 receitas, sendo 10 de pratos doces e 10 de salgados

Band Mais

19h23 - 05/07/2020

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Apesar de desafiador, o período de quarentena inspirou diversas iniciativas criativas e solidárias entre as pessoas. Uma delas foi um livro de receitas lançado por moradores de um residencial em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba, como forma de levar aconchego aos lares durante a fase de isolamento social.

Ao todo, 20 moradores participaram da realização do exemplar com 30 páginas, intitulado “Quarentena no Charbel”. Cada um compartilhou sua receita favorita, totalizando 10 pratos salgados e 10 doces.

A ideia do projeto surgiu no grupo de WhatsApp dos condôminos. Para aliviar a tensão gerada pela pandemia, uma vizinha fez um bolo de chocolate e decidiu sorteá-lo entre os participantes. A proposta logo agradou a todos e, então, os sorteios de pratos entre os moradores e funcionários passaram a acontecer todos os finais de semana. Ao perceber que os pratos sorteados eram deliciosos, Matilde Sposito, médica fisiatra e moradora do residencial, decidiu reunir as receitas em um livro. “Coloquei a ideia no WhatsApp e todo mundo aderiu. As pessoas começaram a me mandar as receitas, junto com uma foto. Escolhemos 10 doces e 10 salgadas, de modo a compor um livro completo, com 20 receitas”, conta. 

O processo de produção, desde a seleção dos pratos até a impressão dos exemplares, levou cerca de um mês. Após definidas, as receitas foram encaminhadas para revisão e diagramação, feitas pela moradora Juliana Segatto, especialista em editoração. Na sequência, mais de 20 cópias foram impressas em uma gráfica. “A sensação de ver o livro pronto foi muito gostosa, porque nós, além de termos realizado algo prazeroso durante a quarentena e não termos ficado apenas preocupados em casa, também deixamos um legado para os nossos familiares. Foram 20 famílias que participaram e esses pais e mães certamente terão o que contar para seus filhos e netos no futuro”, comenta Matilde.  No primeiro momento, as cópias foram distribuídas aos participantes e seus familiares. Mas, caso haja demanda externa, novas unidades poderão ser impressas.

Para o livro, a médica separou uma de suas receitas prediletas: bolo alemão de maçã e frutas. O síndico e presidente da sociedade de melhoramentos do residencial, o economista e consultor Celso Bersi, participou e incentivou o projeto. Celso e a esposa, Cleusa Maria Bersi, ensinam o passo a passo de um bolo de cascas de laranja. “Esse bolo de laranja é tradicional em casa e leva, entre os ingredientes, a casca da laranja. Esse é um diferencial que motivou o compartilhamento da receita”, diz.

Quem também trouxe receita de família foi Elizabeth Maria de Pontes, com a Torta Italiana da Vovó Lola. Elizabeth, nessa quarentena, ficou mais próxima das tradicionais receitas de seus familiares.

Para quem prefere opções salgadas, uma delas é a torta de palmito com massa podre, ensinada pela moradora Sandra Regina de Souza. Ela é vegetariana e, com isto, optou por detalhar o preparo de um prato sem carne.

Opções mais light, para quem deseja manter uma alimentação equilibrada e o peso na quarentena, igualmente podem ser encontradas no livro. A torta de frango com catupiry e massa de bata-doce, da moradora Sueli Hadlich, não apresenta muitas calorias e gorduras. Durante a quarentena, ela decidiu adotar uma dieta balanceada e, por isto, escolheu essa receita para quem busca fazer o mesmo. Com massa à base de batata-doce e recheio de frango, a torta é funcional.

Além de ser uma forma de compartilhar conhecimentos, a produção do livro uniu ainda mais os moradores. De acordo com eles, a ideia estimulou o diálogo e a proximidade em um momento crítico, dissipando, assim, um pouco das preocupações. Para alguns participantes, o projeto rendeu, inclusive, boas oportunidades, pois começaram a cozinhar pratos para vender no residencial. O sentimento comum a todos os participantes, ao promoverem aprendizados, novas habilidades e a união, é de muito orgulho. “Em uma época em que bares e restaurantes estão fechados, pudemos experimentar outros temperos, preparos e delícias”, completa Matilde.

Mais informações sobre o livro de receitas “Quarentena no Charbel” pelo (11) 99934-2239.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias