publicidade
publicidade
Compartilhe
Esporte

Newgarden segura O’Ward e vence GP de Gateway; Kanaan é 19º em possível despedida

Dixon chegou em quinto e segue firme rumo ao hexacampeonato

Esportes

22h54 - 30/08/2020

Atualizado há 6 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Em uma prova na qual as emoções ficaram reservadas para as voltas finais, o americano Josef Newgarden se manteve vivo na briga pelo título ao vencer sua segunda prova do ano da Fórmula Indy. O atual campeão da categoria faturou a segunda prova da rodada dupla de St. Louis, disputada neste domingo, 30.

Ele já havia conquistado a vitória em outra etapa em dose dupla em circuito oval, em julho, em Iowa. A prova marcou a última participação na temporada do brasileiro Tony Kanaan, que tem seu futuro na categoria indefinido, que chegou em 19º.

A segunda colocação neste domingo ficou com o mexicano Pato O’Ward, que se manteve logo atrás de Newgarden, também, na briga pelo título. A manobra decisiva na briga pela vitória veio nos boxes: o piloto da Penske saiu lado a lado com o rival da McLaren e completou o movimento na saída dos pits. Ambos voltaram à frente de Will Power, líder até então e que teve de se contentar com o degrau mais baixo do pódio.

O resultado final foi uma demonstração de força da Chevrolet, que monopolizou o pódio e ainda colocou o novato holandês Rinus VeeKay, da Carpenter, na quarta posição. O melhor motor Honda na corrida foi do carro do líder do campeonato e vencedor da primeira prova do fim de semana em Gateway, Scott Dixon, que se mantém na liderança da tabela com 96 pontos de vantagem para Newgarden e 119 à frente de O’Ward, com cinco etapas para o fim do campeonato.

A prova terminou sob bandeira amarela depois que Takuma Sato, segundo na prova do sábado e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis na última semana, raspou o muro a quatro voltas do final. Foi a única intervenção do Pace Car na corrida. Mesmo assim, o japonês, que largou na pole neste domingo e liderou boa parte da prova e apostava numa estratégia com stints mais longos na pista, ainda completou em nono.

Com a vitória, Newgarden quebra uma escrita de 11 vencedores diferentes em 11 corridas da Indy no circuito de Gateway, já que ele havia triunfado no autódromo também em 2017. O americano ainda ultrapassou Alessandro Zanardi, Juan Pablo Montoya e o companheiro de equipe Simon Pagenaud na lista de maiores vencedores da história da categoria. Ele chegou a 16 conquistas na carreira e se igualou a Dan Wheldon como o 30º maior ganhador de provas na Indy em todos os tempos.

Despedida para Kanaan
Com contrato apenas para competir nas provas em circuitos ovais nesta temporada, Tony Kanaan fez neste domingo sua última prova na Indy em 2020. O campeão das 500 Milhas de Indianápolis de 2013 terminou em 19º com o carro da equipe Foyt, que ele defende há três anos. Além de Gateway, Kanaan já havia corrido neste ano nas provas do Texas, Iowa e em Indianápolis.

Apesar de ter anunciado que este seria seu último ano na categoria (em campanha chamada de #TKLastLap (ou A Última Volta de Tony Kanaan), o brasileiro declarou na última semana que esperava voltar em 2021, ao menos para competir na Indy 500. O intuito de Kanaan é poder encerrar a carreira diante dos fãs, cuja entrada no Indianapolis Motor Speedway não foi permitida neste ano pela primeira vez na história, em função da pandemia da covid-19.

0 Comentário

relacionadas

publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias