Oposição acusa Jonas de usar kits de material escolar para fazer campanha eleitoral antecipada
Vereador do PT foi ao Ministério Público para que investigue promoção pessoal ilícita
Alguns vereadores da oposição da Câmara de Vereadores de Campinas acusaram o prefeito, Jonas Donizette (PSB), de campanha eleitoral antecipada. Segundo eles, o prefeito tem utilizado imagens de crianças para beneficiar o seu partido político durante entrega dos kits de material e uniforme escolar.
“O prefeito tem feito uma campanha eleitoral descarada. Utilizando imagens de crianças em suas redes sociais numa clara campanha eleitoral. Ele tem sido recebido com música e shows. Agora entrega os kits que, historicamente, sempre chegaram atrasados em outros anos”, disse Gustavo Petta (PCdoB).
Quanto à música, ele referia-se a um vídeo publicado pelo próprio prefeito em suas redes sociais em que a comunidade escolar preparou uma música para agradecê-lo sobre os kits. Segundo o próprio prefeito, a homenagem foi feita pela diretora e os alunos da Escola Orlando Carpino, no Jardim Ouro Branco, que, neste ano, passou a funcionar em período integral.
Outro parlamentar que usou a tribuna para criticar o vídeo foi o vereador Pedro Tourinho (PT). “No começo do vídeo tem uma mulher cantando que Jonas é um prefeito amigo. O problema é que vemos as crianças cantando isso. É uma utilização personalizada que nada tem a ver com necessidade de se garantir a impessoalidade nos atos. O poder público tem que ter a garantia da sua imagem. A música não é o hino de Campinas, do bem comum da cidade. É uma violência obrigar uma criança fazer uma homenagem a uma figura que tem várias críticas”, disse ele.
Tourinho disse ainda que fez uma representação ao MP (Ministério Público) para que investigue violação dos direitos das crianças e também promoção pessoal ilícita.
O petista lembrou ainda que o prefeito reduziu o número de itens dos kits de material escolar e uniforme.
Nelson Hossri (Podemos) também foi outro parlamentar que criticou a suposta propaganda eleitoral. “O prefeito continua na maior cara de pão visitando escolas para fazer propaganda. É fácil abraçar crianças. É fácil organizar parodia”, disse ele.
Outro lado
A assessoria do prefeito disse que não é propaganda política porque o prefeito não é candidato a nenhum cargo político nas eleições deste ano. Quanto ao vídeo disse que as manifestações são espontâneas e que Jonas sempre visitou escolas durante o seu mandato.