PF faz operação para prender 35 pessoas de tráfico internacional de cocaína em Viracopos
Duas mortes já foram confirmadas pela corporação; quadrilha é formada por brasileiros e estrangeiros
Duas pessoas morreram durante uma operação que a Polícia Federal realizada na manhã desta terça-feira (06/10) contra tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos. Durante a operação duas pessoas morreram em confronto com os policiais, nos bairros Campo Grande e Eldorado dos Carajás, em Campinas.
Batizada de Overload, a operação está em andamento e os policiais cumprem 35 pessoas mandados de prisão. Entre os alvos estão um policial civil e um policial militar, além de empregados e ex-empregados de empresas que prestam serviços na área de segurança do aeroporto.
A polícia também apreendeu R$ 180 mil em Monte Mor, uma das 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Brasileiros e estrangeiros integram a quadrilha. Os brasileiros foram identificados como principais fornecedores da cocaína e também como financiadores do esquema criminoso, além de serem responsáveis pelo aliciamento de funcionários do aeroporto. Na Europa, estão os bandidos que recebem a droga.
As investigações iniciaram-se em fevereiro de 2019, com a apreensão de 58 quilos de cocaína em Viracopos com destino à Europa.
Entre os empregados e ex-empregados de empresas prestadoras de serviço na área restrita de segurança do aeroporto aliciados há dezenas de pessoas em funções diversas (vigilantes, operadores de tratores, coordenadores de tráfego, motoristas de viaturas, auxiliares de rampa, operadores de equipamentos e funcionários de empresas fornecedoras de refeições a tripulantes e passageiros), que eram os responsáveis pelo esquema de embarque das drogas nas aeronaves com destino ao exterior