menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Prefeita de Sorocaba não descarta ‘lockdown’

Band Mais

08h07 - 09/05/2020

Atualizado há 25 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, na noite desta sexta-feira (08/05), a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, informou que não descarta a possibilidade de decretar “lockdown’ em Sorocaba. “Essa é uma medida extrema e temos consciência. Esperamos não precisar adotá-la, mas não vou me furtar disso caso, baseada em dados técnicos e da Saúde, ela se mostre necessária e a cidade se aproxime de uma situação de risco de colapso no sistema de saúde. Não é alarmismo, mas o enfrentamento responsável de um cenário que não está descartado.”

A prefeita de Sorocaba anunciou também durante a transmissão que vai integrar o Conselho Municipalista de Transição e Retomada do Estado de São Paulo formado pelo governador João Dória e que tem como objetivo discutir as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, incluindo os reflexos sobre a economia, decorrentes das medidas que precisaram ser adotadas no enfrentamento da doença. A formação do Conselho foi apresentada à prefeita durante reunião no Palácio dos Bandeirantes e apresentada publicamente no início da tarde desta sexta-feira (08/05) em coletiva de imprensa de Dória. Na entrevista o governador anunciou a prorrogação da quarentena no Estado até dia 31 de maio. No final da tarde, a prefeita Jaqueline também assinou Decreto Municipal estendendo a quarentena em Sorocaba também até o dia 31 de maio.

Em relação ao Conselho Municipalista, Jaqueline Coutinho esclarece que o colegiado deve se reunir semanalmente para discutir as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, cuja disseminação tem avançado no Interior. O objetivo do Conselho é ampliar o diálogo e a pactuação das ações. De quinta para sexta-feira, em Sorocaba, foram registrados 40 novos casos confirmados da doença, que subiu de 208 para 248 casos. O número de óbitos confirmados pela doença chegou a  25.

O Conselho reúne prefeitos de ao menos outras 15 grandes cidades do estado de São Paulo, como Campinas, Araraquara, Santos, Ribeirão Preto, Araraquara e São José do Rio Preto, além do governador João Doria, do vice, Rodrigo Garcia, e os Secretários de Estado José Henrique Germman (Saúde), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Henrique Meirelles (Fazenda e Planejamento).  “A ideia do governo estadual é discutir, de forma mais regionalizada, os planos de ação e combate ao coronavírus, assim como as medidas de flexibilização da quarentena e retomada gradual das atividades econômicas”,explicou a prefeita. 

Ainda segundo a chefe do Executivo sorocabano, a primeira reunião do Conselho já acontece na segunda-feira (11/05), ocasião em que Jaqueline Coutinho deverá apresentar um balanço dos casos na cidade e as ações de prevenção e combate à doença pela administração.  “A pandemia da Covid-19 é o maior desafio da humanidade e precisamos estar cada vez mais unidos para trabalhar em prol da saúde. Este Conselho será importante para que cada município leve a sua demanda e haja um entendimento mais regionalizado dos casos e cada região apresente seu plano de retomada”, explicou.

Cida Haddad/ Eko Digital, com Secom Sorocaba

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade