menu 25-anos
publicidade
publicidade
Compartilhe

Prefeitura de Sorocaba vai suspender aulas e eventos públicos estão cancelados

Decisões foram debatidas durante reunião emergencial

Band Mais

18h24 - 16/03/2020

Atualizado há 15 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Espaços públicos fechados, suspensão de eventos culturais e esportivos. Essas são apenas algumas das medidas adotadas pela Prefeitura de Sorocaba de combate ao Coronavírus. Essas decisões foram decididas durante reunião emergencial na manhã desta segunda-feira com secretários. O encontro ocorreu no sexto andar do Paço Municipal e determinou ações para os próximos 30 dias, como a suspensão de eventos, aulas, além de outras recomendações para evitar a possível transmissão do vírus SARS-CoV-19 e a doença por ele causada, denominada COVID-19.

Após decretar estado de emergência na última sexta-feira (13/03) e verificar o aumento de 23 para 28 casos suspeitos (sete descartados) nesta segunda-feira (16/03) a prefeita tomou a iniciativa de adotar novas medidas emergenciais para a cidade. “Quero que Sorocaba siga o exemplo de prudência e cautela como do Japão, Coreia e Singapura. Não podemos simplesmente esperar que se confirme o primeiro caso, o vírus já está circulando em nosso Estado e precisamos nos antecipar”, ressaltou a prefeita.

Durante a reunião, além da presença de todos os secretários, houve a participação da médica infectologista da Secretaria da Saúde (SES), Priscila Helena dos Santos, que orientou todas as sugestões apontadas pelos titulares da pasta, como pela prefeita Jaqueline. As medidas adotadas serão reavaliadas semanalmente e poderão sofrer ajustes. Para isso, a prefeita criou o Comitê de Avaliação e Combate ao Coronavírus, órgão responsável por debater frequentemente a melhor postura preventiva do município.

Medidas adotadas pelo município para os próximos 30 dias

Escolas municipais: Esta semana haverá aulas e orientações para que os pais se programem para, a partir da próxima segunda-feira (23) não mandarem mais seus filhos para escolas e creches.

Transporte público: Atendentes de bilheterias, além da orientação para higienizar com água e sabão constantemente as mãos, terão álcool gel à disposição. Motoristas e agentes das empresas concessionárias também já estão adotando medidas preventivas.

Serviços da saúde e de segurança urbana: Suspensão, até dia 15 de maio, das férias e licenças-prêmio dos profissionais que atuam nas áreas da Saúde e da Segurança Urbana do município.

Suspensão de eventos culturais e esportivos: Estão suspensas, por tempo indeterminado, atividades culturais e esportivas que envolvam público, tipo Cruzeirão, Varzeano, Feira da Barganha, Feirão do Carro, Paixão de Cristo, Casamento Comunitário, etc.

Suspensão de alvarás: Está suspensa, por tempo indeterminado, a emissão de todos os alvarás para eventos no município.

Espaços públicos: Haverá, a partir de amanhã, o fechamento de espaços públicos bibliotecas, zoológico, teatro, museus, parques fechados (Chico Mendes, Água Vermelha, Biquinha, Biodiversidade e Jardim Botânico), Centros Esportivos, Chácara e Clube do Idoso e outros locais de interação social.

Suspensão de cursos: Estão suspensos os cursos oferecidos pela Uniten, Parque Tecnológico, Escola de Gestão, e as visitas monitoradas no SAAE e na Urbes, etc.

Eventos a céu aberto: Esses eventos também serão cancelados.

Eventos de cunho religioso: Será feita recomendação para que as lideranças de todas as denominações de caráter religioso adotem as medidas necessárias de segurança neste momento de preocupação coletiva.

Feiras-livres e mercados: Estarão liberadas. Os mercados Municipal e Distrital deverão funcionar normalmente.

Equipamentos públicos: CRAS, CREAS, CEREM e Centro de Referência do Idoso terão atendimento mantido, mas as atividades coletivas estão suspensas temporariamente.

Máscaras para atendimento: Serão disponibilizadas conforme a necessidade aos servidores, prioritariamente àqueles que atuam no atendimento ao público.

PAT: Atendimento digital está mantido e o presencial será reprogramado e montado de forma escalonada.

Fica criado o Comitê de Avaliação e Combate ao Coronavírus, composto pelos representantes das seguintes Secretarias: Saúde, Fazenda, Administração, Jurídica, Comunicação, Recursos Humanos e Governo, que irá avaliar todas as medidas aqui propostas semanalmente  e que poderão sofrer ajustes.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade