publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Primavera potencializa aumento de casos de catapora

Doença incide mais em crianças, mas é mais letal em adultos

Band Mais

11h03 - 20/09/2020

Atualizado há 5 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

O início de estação das flores que será na próxima terça-feira (22/09), trás consigo o aumento de doenças virais, tendo como principal vilã a varicela, popularmente conhecida no Brasil como catapora.

Muito popular entre as crianças, no Brasil, apenas 10% dos adultos com 25 anos não teve a doença. Uma publicação do Hospital Infantil Sabará, na capital paulista, mostra que em três anos analisados, o segundo semestre do ano tem um aumento de 650% em relação ao primeiro.

De 2012 a 2017, foram registrados 602.136 casos da doença no Brasil, número com extrema possibilidade de subnotificação, já que na maioria dos casos os pacientes não são encaminhados ao atendimento médico. Em 2018, segundo o Ministério da Saúde, foram 11.295 casos em todo o país, em 2019, o número chegou a 19.481.

De acordo com a pediatra do grupo Sabin, Silvana Fahel, o número de hospitalizações é maior em crianças porque a doença incide mais sobre a população infantil, porém, é 40 vezes mais letal em adultos.

“É muito importante procurar atendimento médico já no início dos sintomas para obter as orientações quanto ao isolamento, cuidados gerais e terapêutica, mas também para a detecção precoce de complicações, que possam ocorrer”, alerta a pediatra.

No Estado de São Paulo, o calendário de vacinação recomenda que a imunização seja feita com 4 anos de idade, mas o medicamento pode ser aplicado a partir dos 12 meses.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina é oferecida nas unidades de saúde. 

0 Comentário

relacionadas

publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias