menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Foto: cedida/Homero Ferreira

Notícias

Distritos de Prudente terão mutirão de saúde e outros serviços

Projeto deve começar em agosto

Band Paulista

13h49 - 14/07/2021

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Moradores dos distritos e de bairros populosos de Presidente Prudente serão contemplados com mutirões de saúde e outros serviços, promovidos através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Unoeste. Projeto começará pelos quatro distritos interligados pela estrada vicinal Raimundo Maioloni e será sediado em Floresta do Sul, com oferta de transporte para quem mora em Montalvão, Eneida e Ameliópolis.

Em cada mutirão serão contempladas demandas específicas, de acordo com dados dos serviços prestados pela rede municipal de saúde em suas unidades básicas e estratégias de família. Além da área de saúde, outros serviços também atenderão especificidades.

Nos distritos, por exemplo, haverá orientação para produtores rurais sobre práticas produtivas e sustentáveis, proporcionada pela área de ciências agrárias. Os mutirões serão aos sábados, das 8h às 12h.

Assim que for definida a data para Floresta do Sul, prevista para agosto, também será estabelecido o cronograma para os bairros urbanos. O secretário municipal de saúde adjunto Marco Aurélio Lúcio afirma que a prestação de serviços itinerantes ajudará a melhorar a atenção à saúde da população, através da prevenção. Saúde bucal, acuidade visual, teste de glicemia e aferição de pressão arterial estão entre os serviços já definidos para os mutirões.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, comenta que a Unoeste tem um rico histórico de realizações de ações de responsabilidade social. A reivindicação da administração municipal, na gestão do prefeito Ed Thomas, é atendida com a aplicação da expertise vivenciada em programas como Saúde Visual do Escolar nas escolas estaduais em Prudente e Unoeste Transforma que tem sido levado para municípios da região.

Logística a estrutura

Pelos programas os atendimentos prestados são por estudantes de diferentes cursos, orientados e acompanhados por professores. Nessa nova parceria com a Sesau, servidores municipais de saúde também irão atuar e, dentre outras funções, serão os responsáveis pelos encaminhamentos das pessoas que apresentarem a necessidade de atendimento clínico. Neste momento inicial de programação e organização dos mutirões estão envolvidos o assessor da secretaria Jefferson Antonio Saviolo e Adriana Gomes Vitorio, da Coordenação de Planejamento de Saúde.

A coordenadora de ações extensivas gerais da Proext Cidinha Martines atua na articulação com a Sesau para a definição de todos os serviços que serão prestados e as providências de logística e estrutura para o primeiro mutirão em Floresta do Sul.

0 Comentário

publicidade
publicidade