menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Imagem: divulgação

Notícias

Grupo Bandeirantes e Instituto Áquila lançam projeto Band Cidades Excelentes

O projeto vai valorizar o gestor público

Band Paulista

08h05 - 18/06/2021

Atualizado há 1 mês

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

O Grupo Bandeirantes e o Instituto Áquila desenvolveram em parceria um projeto que pretende reconhecer os municípios que alcançarem as melhores avaliações dentro do Índice Consolidado por Município (IGMA). Todas as cidades do país serão inscritas automaticamente, e poderão enviar projetos novos ou em implantação para ganhar pontos. Um benefício para a cidade e também para os cidadãos.

No projeto, que recebeu o nome de Band Cidades Excelentes, os municípios serão premiados em seis categorias: os mesmos cinco pilares do IGMA, além da vencedora no ranking geral. Os municípios serão divididos em três grupos: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

Primeiro serão conhecidas as 10 melhores cidades por estado. As três primeiras de cada categoria, vão disputar o prêmio nacional, que será entregue em Brasília/DF. E chegar lá não será fácil. O trabalho que já era difícil se tornou ainda mais complicado com o coronavírus.

O projeto tem ainda como proposta, auxiliar o Brasil a elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A proposta da premiação é identificar e premiar práticas inovadoras de gestão municipal, com foco na melhoria do Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano.

Em entrevista à TV Band, João Carlos Saad, presidente do grupo Bandeirantes de Comunicação, disse que o prêmio “Band Cidades Excelentes” é muito mais do que um reconhecimento para o bom gestor.

Essa é a primeira plataforma big data do país a contemplar dados de todos os 5.570 municípios brasileiros. São indicadores públicos ligados a cinco pilares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar ; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento econômico e ordem pública.

“Este índice é confiável primeiro porque é de fonte primária; segundo porque são as próprias prefeituras que alimentam o sistema. Nós vamos lá nas fontes primarias e trazemos para nossa plataforma”, explica Raimundo Godoy, Presidente Executivo do Grupo Aquila.

Os dados da plataforma são analisados e as cidades pontuadas. A escala vai de zero a 100. Até 50 pontos, a cidade é considerada em situação crítica. Entre 50 e 65, em desenvolvimento. Entre 65 e 80, desenvolvida. Acima disso (80 a 100) é considerada uma cidade excelente.

É a partir do município que o indivíduo se constitui politicamente como cidadão. E é na cidade onde nós interagimos com o setor público. Portanto, cabe à prefeitura proporcionar a melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. A partir de agora, as cidades que alcançarem os melhores resultados serão homenageadas no Prêmio Band Cidades Excelentes.

Para João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, o Prêmio Band Cidades Excelentes é muito mais do que um reconhecimento do bom gestor.

“Depois de quase uma década de tiroteio em cima da classe política, falando mal dos políticos, acho que isso aqui volta a dar dignidade ao gestor público, ao político. E eu espero que, com isso, muitos jovens que têm vontade de transformar a escola, têm vontade de transformar a sua comunidade e têm vontade de transformar sua cidade, que queiram ser prefeitos, queiram ser governadores, queiram ser deputados, queiram ser presidente da república. E, com isso, a gente atrai gente boa para a política”, diz João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade