menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Imagem:? divulgação

Notícias

Prefeitura de Bauru faz adesão a Operação Corta Fogo

A Operação tem por objetivo diminuir os focos de incêndio

Band Paulista

14h35 - 30/03/2021

Atualizado há 22 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, assinou a adesão da cidade ao Sistema Estadual de Preservação e Combate a Incêndios Florestais – Operação Corta Fogo, instituído pela Lei Estadual de maio de 2000.

O acordo foi assinado pela prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (foto: divulgação)

A Operação Corta Fogo tem por objetivo diminuir os focos de incêndio no estado, reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas, proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios, erradicar a prática irregular do uso do fogo.

O trabalho precisa respeitar o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.

Ao aderir ao Sistema, a prefeitura assume o compromisso de realizar ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na cidade, tais como:

a) Manutenção de uma brigada (mínimo de 04 integrantes), devidamente treinada, para combate de fogo em coberturas vegetais e apoio às ações de extinção de incêndios florestais coordenadas pelo Corpo de Bombeiros;

b) Aplicação de legislação disciplinando queimadas urbanas, inclusive com fiscalização municipal efetiva;

c) Desenvolvimento de ações de prevenção (campanhas educativas, reuniões com a sociedade civil, sindicatos e proprietários rurais, fomento a alternativas ao uso do fogo nas atividades agrossilvipastoris, formação de multiplicadores, etc.);

d) Participação em redes de integração com outros órgãos e instituições que tenham como foco o combate aos incêndios e emergências. Como PAM (Plano de Auxílio Mútuo) ou RINEM (Rede Integrada de Emergência);

e) Mapeamento de áreas de risco de incêndios florestais desenvolvimento de planos de contingência municipais relacionados ao tema.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Dorival José Coral, a adesão de Bauru a Operação Corta Fogo permitirá a integração das esquipes de brigadistas de diversas secretarias, que passarão a atuar em situação de emergências de forma coordenada, otimizando recursos humanos e operacionais.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade