menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Prefeitura inicia atendimento nas unidades de apoio e testagem

A intenção é desafogar as UPAS

Band Paulista

08h48 - 11/01/2022

Atualizado há 13 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), iniciou nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, o atendimento das duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, na lateral UBS Cohab, onde funcionava o Centro de Apoio Respiratório, e no anexo da UBS do Jardim Santana.

A intenção é desafogar as UPAS e melhorar a assistência aos munícipes, que estão com sintomas respiratórios e possam procurar serviços específicos. A partir de hoje, a pessoa que apresentar sintomas gripais pode procurar uma das duas unidades.

Nesta segunda-feira (10/01), logo pela manhã, os locais já tiveram movimentação. O serviço funcionará todos os dias, de segunda a segunda-feira, sempre das 8h às 17h para testagem, atendimento e agendamento de exames.

O serviço contará com equipe de enfermagem, que irá fazer atendimento no caso dos sintomas iniciais de gripe e solicitar o teste, caso necessário, além de fazer as orientações sobre isolamento social. No local, haverá sistema de senha para organizar o atendimento.

A auxiliar de enfermagem Cristina Diamante atendeu um dos primeiros pacientes, o instrutor de veículos Leandro Silva Bueno, de 45 anos, que falou da rapidez no atendimento. O paciente já recebeu as principais orientações para o tratamento e para evitar a disseminação do vírus.

O objetivo é minimizar as pessoas caminhando dentro das unidades, com sintomas gripais, oferecendo um local específico para ter o diagnóstico, explicaram o secretário Adjunto Marco Aurélio e assessor de saúde, Jefferson Saviolo, que conferiram logo pela manhã o funcionamento do serviço na UBS da Cohab. 

 A demanda tem tido um reflexo nos atendimentos por conta destes novos quadros gripais, como a influenza H3N2, além da Covid-19, sendo que para diferenciar é preciso realizar o exame, explicou o secretário adjunto.

Vale ressaltar que as 27 unidades básicas de saúde, as UPAs os pronto-atendimentos continuarão com o atendimento normal, inclusive aos sintomáticos respiratórios.

 “Com a criação dessas duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, passaremos a ter quatro locais de testagem durante o dia (as duas UPAs e as duas Unidades de apoio) e dois à noite (duas UPAs)”, lembra o secretário adjunto.

Conforme divulgado anteriormente, a Sesau orienta que os munícipes procurem atendimento médico nas UPAs e nos Pronto Atendimentos somente em casos de urgência e emergência. Os casos sintomáticos leves deverão ser assistidos nas unidades básicas ou nas duas unidades de apoio e testagem.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade