menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Secom

Notícias

Unidades de apoio aos sintomáticos respiratórios começam a funcionar em Prudente

Novos serviços começam a funcionar na segunda-feira.

Band Paulista

09h15 - 07/01/2022

Atualizado há 20 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), viabilizará a partir de segunda-feira, 10 de janeiro, duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, uma em cada extremo da cidade. Os locais selecionados foram a UBS Cohab, onde funcionava o Centro de Apoio Respiratório, e o anexo da UBS do Jardim Santana. Os novos serviços terão acessos diferentes aos já utilizados pela população para atendimento nessas unidades, que seguirão com seus atendimentos habituais. 

Essas duas unidades de apoio funcionarão das 8h às 17h, de segunda a segunda, para testagem, atendimento médico e agendamento de exames. O objetivo é dar suporte às unidades básicas de saúde e desafogar os atendimentos nas UPAs, além de oferecer mais dois locais de atendimento à população.

Como primeira ação, as UPAs já receberam divisórias para separar os casos de sintomas gripais e não-gripais, instaladas na tarde desta quarta-feira (05/01).

Para proporcionar segurança aos usuários, a Sesau também iniciou a instalação de tendas e climatizadores na área externa das UPAs. “O objetivo é um local mais arejado enquanto aguardam pela triagem, com objetivo de prevenir a circulação dos vírus no interior da unidade”, explicou Marco Aurélio Lúcio, secretário adjunto da pasta.

As unidades básicas de saúde e as UPAs os pronto-atendimentos continuarão com o atendimento normal, inclusive aos sintomáticos respiratórios.

Também foi autorizada pela Sesau a contratação de novos médicos e equipe de enfermagem para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), tanto Zona Norte quanto Ana Jacinta. O Ciop, que é responsável pela gestão de recursos humanos, está em fase de convocação desses profissionais.

 “Com a criação dessas duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, passaremos a ter quatro locais de testagem durante o dia (as duas UPAs e as duas Unidades de apoio) e dois à noite (duas UPAs)”, ressaltou o secretário adjunto.

Ainda conforme declaração do secretário adjunto, essas medidas foram tomadas pela Sesau para desafogar os atendimentos e melhorar a assistência aos munícipes.

Conforme divulgado anteriormente, a Sesau orienta que os munícipes procurem atendimento médico nas UPAs e nos Pronto Atendimentos somente em casos de urgência e emergência. Os casos sintomáticos leves deverão ser assistidos nas unidades básicas ou nas duas unidades de apoio e testagem.

“Nossa orientação é para que a população só procure as UPAs em caso de urgência e emergência. Continuem evitando aglomerações, lavem as mãos e usem máscaras. Avaliaremos os resultados após essas intervenções. Caso seja necessário, novas ações serão articuladas”, concluiu.

Outra orientação da Sesau é de que as pessoas com sintomas gripais não compareçam às unidades de saúde, nem ao Vacina Fest, para serem vacinadas. A imunização contra a Covid-19 deve acontecer somente após a cura dos sintomas.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade