menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Foto: Prefeitura de Jales

Notícias

UPA de Jales recebe capacetes utilizados no tratamento da Covid-19

Para que os capacetes possam ser utilizados, profissionais da saúde passarão por treinamento.

Redação, Band Paulista

15h56 - 05/04/2021

Atualizado há 17 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A UPA 24 Horas de Jales recebeu, na manhã desta segunda-feira (5), a doação de doze capacetes Elmo, um mecanismo de respiração artificial não invasivo, que pode diminuir em até 60% a necessidade de internação de pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A ação foi mobilizada por comerciantes, empresários e amigos do grupo de WhatsApp denominado Canal Jales, formado por 226 integrantes, que decidiram realizar uma campanha em prol da compra dos capacetes. Um dos integrantes do grupo, Diego, que possui uma loja de informática na cidade explicou: “Em um primeiro momento, o objetivo era arrecadar recursos para a compra de um capacete, mas o sucesso de arrecadação foi tão grande que conseguimos comprar e doar nove capacetes para a UPA”.

Já os empresários Denilson Ferreira de Almeida e seu irmão, Danilo Ferreira de Almeida, proprietários do Mercado Nova York, em Jales, realizaram a doação de mais três capacetes Elmo. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela UPA nos últimos dias, dos óbitos ocorridos na unidade e quisemos colaborar. Esperamos que esses equipamentos contribuam para salvar vidas”, disse Denilson.

Estiveram no momento da entrega o prefeito Luis Henrique Moreira, que preside o Consirj (Consórcio Público intermunicipal de Saúde da Região de Jales), responsável pela UPA, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o secretário municipal de Saúde, Alexis Kitayama, o diretor administrativo do consórcio, José Roberto Pietrobom, a enfermeira técnica responsável pela enfermaria da UPA, Karina Santana Freitas, os vereadores Bruno de Paula e Elder Mansueli e os representantes dos doadores, Diego Munhoz Bueno e Denilson Ferreira de Almeida.

O prefeito Luis Henrique, em nome das prefeituras e prefeitos que fazem parte do Consirj, agradeceu as doações. “Quero agradecer a todos vocês que entendem que esse é um momento de união, de darmos as mãos, e não mediram esforços para realizar a doação desses 12 capacetes Elmo. Aproveito para agradecer todas as pessoas solidárias que estão ajudando e colaborando com doações, não só em dinheiro ou equipamentos, mas com doação de seu trabalho voluntário, muito importante para salvarmos vidas”. A vice-prefeita Marynilda também agradeceu à toda população do município.

Para que os capacetes possam ser utilizados em breve, profissionais da UPA passarão por treinamento.

Os capacetes Elmo

Acomodado ao pescoço do paciente, hermeticamente fechado por um colar macio, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face. Além de não haver necessidade de intubação e com total proteção aos profissionais de saúde. Dentro do capacete, se consegue zerar a taxa de CO2, o que permite uma oxigenação pura.

O equipamento cobre toda a cabeça do paciente. É fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. No interior do equipamento, aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva, acima da pressão atmosférica. Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade